Tesouro Nacional publica portaria do 3º leilão do Eco Invest

O Tesouro Nacional publicou portaria com as diretrizes para o 3º leilão do Eco Invest, voltado à atração de investimentos externos em participação societária (equity), com foco em inovação e sustentabilidade. O texto foi publicado no DOU (Diário Oficial da União).

O fechamento do certame foi marcado para 19 de novembro. Os recursos do programa serão destinados às instituições financeiras para estruturar mecanismos de mitigação de risco cambial e de risco de performance dos projetos.

Assim como nos leilões anteriores, os bancos deverão assumir o compromisso de alavancar capital privado, definindo quanto de investimento em equity será mobilizado para os fundos e projetos apoiados.

Os recursos mobilizados pelo leilão irão apoiar empresas de base tecnológica e fomentar startups e negócios em expansão que desenvolvam projetos nas áreas de: bioeconomia – como superalimentos, biosaúde e biofertilizantes; transição energética – incluindo SAF, hidrogênio verde, biogás e outras soluções; e economia circular – como bioplásticos, gestão de resíduos sólidos, reciclagem de baterias, entre outros.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na semana passada, o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, espera um desempenho “substancialmente menor” que o dos dois leilões iniciais do programa.

Ele afirmou que um bom resultado seria mobilizar de R$ 2 bi a R$ 4 bilhões em fundos exclusivos voltados ao Eco Invest. Ceron adiantou que um novo leilão do programa idealmente será lançado antes da COP30, marcada para o próximo mês, em Belém (PA).

Mais da metade dos brasileiros vive no limite do salário, diz pesquisa

Ausência do Acre no maior evento de turismo da América Latina penaliza segmento no estado, critica empresário

Agentes de viagens e empreendedores de Turismo do Acre foram penalizados pela ausência do Estado durante a ABAV Expo 2025 -maior evento de turismo...

Versão mais leve da dieta mediterrânea reduz risco de diabetes em 31%

Tradicionalmente associada à boa saúde do coração, a dieta mediterrânea mostrou benefícios também na prevenção da diabetes tipo 2. Um estudo publicado na revista...

Homem intoxicado por metanol foi tratado com doses de vodca russa

O comerciante Cláudio Crespi, que teve intoxicação por metanol em São Paulo, recebeu alta hospitalar neste domingo (12/10), após duas semanas internado. O homem...