Times querem que torneio regional seja considerado como Brasileirão

Os títulos dos torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 podem ser reconhecidos como Campeonatos Brasileiros. Pelo menos é o que pede, em um documento protocolado na CBF nesta terça-feira (21/10), os representantes de Sport, Ceará e Fortaleza, além das Federações Cearense e Pernambucana de futebol.

No documento entregue na CBF, as entidades argumentam que, à época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado como regionalizado, sendo que integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro coordenado pela então Confederação Brasileira de Desportos.

Desta maneira, os clubes pedem que os títulos do Norte-Nordeste que foram conquistados pelo Sport Recife, em 1968, pelo Ceará, em 1969, e pelo Fortaleza, em 1970, sejam considerados como nacionais.

Leia também

Segundo a nota divulgada pelas entidades, o trabalho vem sendo realizado desde o segundo semestre de 2023 e contou com o apoio das federações estaduais no levantamento de informações históricas e jurídicas.

Ainda de acordo com o texto divulgado em conjunto, o pedido de validação desses títulos visa não criar privilégios, mas corrigir o que, segundo o entendimento dos times, é uma “injustiça esportiva”.

O pedido é para que seja feito, com isso, o mesmo que aconteceu com a Taça Brasil e com o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foram reconhecidos como Campeonatos Brasileiros, pela CBF, em 2010.



Fonte: Metrópoles

Análise: Produtores de café no Brasil não querem mercado disfuncional

O setor cafeeiro brasileiro manifesta preocupação com a instabilidade do mercado internacional, em meio ao conflito comercial entre Estados Unidos e Colômbia. Apesar de...

Ator de “Vale Tudo” fala de decepção com novela: “Podia fazer tanta coisa”

O ator Luis Melo, 67, revelou sua decepção com seu personagem, Bartolomeu, em “Vale Tudo“. O folhetim foi encerrado na última sexta-feira (17). Ao ser...

Trump usa inteligência artificial como ferramenta de propaganda e ataques

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou a utilizar montagens de inteligência artificial como ferramenta de desinformação, promoção própria e ataques a opositores...