O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres nesta sexta-feira (10) que acredita que o plano de paz para Gaza vai se manter porque os lados envolvidos e afetados pelo conflito estão cansados de lutar.
“Eles estão todos cansados de lutar”, disse o presidente. “Não se esqueçam, houve o 7 de outubro, que foi um dia horrível, 1.200 pessoas mortas, mas o Hamas perdeu 58.000 pessoas. Isso é uma grande retaliação. É uma grande retaliação. As pessoas entendem isso”, acrescentou.
“Acho que todos estão cansados de lutar. E isso realmente dá a todo o Oriente Médio — isso vai além de Gaza, Gaza é muito importante, mas isso vai além de Gaza — é a paz no Oriente Médio, e isso é algo bonito”, insistiu.
O Exército israelense afirmou que um cessar-fogo está agora em vigor em Gaza, enquanto suas forças recuavam de acordo com o acordo aprovado pelo governo de Benjamin Netanyahu.
O período de 72 horas para a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas já começou, e cerca de 2.000 prisioneiros e detidos palestinos em Israel também serão libertos como parte do acordo.