O presidente Donald Trump disse a repórteres na Casa Branca que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, lhe disse na quarta-feira que interromperia as importações de petróleo russo.
“Ele é meu amigo, temos um ótimo relacionamento… temos um ótimo relacionamento — não, não ficamos felizes com ele comprando petróleo da Rússia porque isso permitiu que a Rússia continuasse com esta guerra ridícula, na qual perdeu um milhão e meio de pessoas”, disse Trump no Salão Oval.
“Eu não fiquei feliz com a Índia comprando petróleo, e ele me garantiu hoje que não comprará petróleo da Rússia. Isso é um grande passo. Agora precisamos fazer com que a China faça o mesmo”, acrescentou.
Trump vem pedindo à Índia que pare de comprar petróleo russo há meses, usando as compras contínuas de petróleo russo barato pela Índia como alavanca em sua guerra comercial.
Em agosto, o republicano anunciou uma tarifa de 25% sobre a Índia como penalidade pela importação de petróleo e gás russos, com base em uma tarifa de 25% anunciada anteriormente.
Em uma troca de farpas subsequente, Trump chamou Modi de “um grande homem, e ele ama Trump”.
“Ele me garantiu que não haverá compra de petróleo da Rússia – não sei, talvez seja uma notícia de última hora, posso dizer isso?”, continuou. “Não haverá petróleo, ele não está comprando petróleo da Rússia, começou – sabe, não dá para fazer isso imediatamente, é um pequeno processo, mas o processo vai acabar em breve.”
Ele prosseguiu sugerindo que a decisão da Índia de cessar as importações de petróleo russo aceleraria o fim da guerra na Ucrânia.