O técnico Jair Ventura comandará o Vitória pela primeira vez em um clássico contra o Bahia nesta quinta-feira (16). Além do peso natural da rivalidade, o duelo traz uma marca que o treinador pode quebrar: há quase dez anos, um técnico rubro-negro não vence o primeiro Ba-Vi da carreira.
O último a conseguir tal feito foi Argel Fuchs, em 2017. Na ocasião, o Vitória derrotou o Bahia por 2 a 1, pela primeira fase do Campeonato Baiano. Desde então, todos os técnicos que estrearam no clássico deixaram o campo sem vitória.
Geninho, por exemplo, venceu o primeiro Ba-Vi em 2020, mas o duelo não contou como estreia, já que o treinador havia comandado o Leão da Barra anteriormente e enfrentado o Bahia.
Últimos treinadores
Um dos maiores treinadores da história do clube, Léo Condé debutou no clássico em 2023, empatando por 1 a 1. No total, Condé enfrentou o Bahia seis vezes, somando dois triunfos, três empates e apenas uma derrota — incluindo o título do Campeonato Baiano de 2024, conquistado sobre o maior rival.
Já Thiago Carpini, demitido em julho deste ano, enfrentou o Bahia cinco vezes enquanto comandou o Vitória e não venceu nenhuma: foram três derrotas e dois empates.
Esperança da torcida rubro-negra
Jair Ventura assumiu o comando do Vitória no fim de setembro e, até o momento, soma três jogos: derrotas para Grêmio e Vasco, ambas fora de casa, e uma vitória sobre o Ceará, no Barradão.
Agora, terá o apoio da torcida rubro-negra para tentar quebrar um longo tabu e dar um passo importante na luta pela permanência do Vitória na elite do futebol brasileiro.
Enquanto o Rubro-Negro tenta reagir na tabela, o Bahia quer se consolidar na briga por uma vaga no G4. O Ba-Vi desta quinta-feira é válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro e está marcado para as 21h30 (de Brasília), no Barradão, em Salvador.
Calor extremo é uma ameaça crescente na Copa do Mundo de 2026; entenda