Youtuber descobre distúrbio digestivo raro após uma década com refluxo

O youtuber britânico Alfie Deyes, de 32 anos, conhecido por milhões de seguidores, compartilhou em suas redes sociais um problema que enfrentava há muito tempo. Depois de 12 anos sofrendo com refluxo ácido, um exame específico revelou que, na verdade, ele tem um distúrbio digestivo raro chamado acalasia esofágica.

Leia também

O diagnóstico só foi confirmado depois que ele assistiu a um vídeo no TikTok sobre um exame de contraste e resolveu investigar o refluxo persistente que causava sintomas como azia, queimação e dor no peito.

Em segundos, os médicos identificaram o padrão típico da acalasia. O distúrbio ocorre quando o esfíncter esofágico inferior, ou seja o músculo entre o esôfago e o estômago, não relaxa corretamente, movimento que faria a comida passar pela garganta até o estômago.

Esse tipo de falha no esfíncter causa engasgos, sensação de comida parada na garganta e perda de peso involuntária. Deyes contou em um dos seus vídeos que chegou a evitar refeições sociais por medo de não conseguir engolir em público.

Sintomas de acalásia esofágica

  • Refluxo persistente que não melhora com dieta ou medicamentos.
  • Dificuldade frequente para engolir alimentos e líquidos.
  • Sensação de comida presa na garganta.
  • Regurgitação de alimentos não digeridos.
  • Perda de peso involuntária.

Por anos, o youtuber tentou controlar os sintomas mudando radicalmente a alimentação, cortando itens como café, pão e banana. Nada disso, porém, trouxe alívio. Ele chegou a acreditar que conviveria para sempre com os sintomas.

Após o exame para a detecção da acalásia, ele passou por um procedimento de dilatação do esôfago com balão. A técnica endoscópica usa um balão inflável para alargar áreas estreitas do esôfago, facilitando a passagem de alimentos e líquidos e aliviando a dificuldade de engolir.

Deyes relatou melhora significativa em pouco tempo após o tratamento. Hoje, ele agora compartilha sua história para alertar outras pessoas sobre a importância de investigar sintomas persistentes que podem esconder doenças raras.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

TJ nega recurso do MP e mantém absolvição de PMs acusados de matar 3 em Rio Branco

A Câmara Criminal do TJ Acre negou o recurso do Ministério Público do Acre, que pedia a anulação do júri, que absolveu cinco policiais...

Rússia alerta que testará armas nucleares caso outra potência faça o mesmo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (2), durante uma conferência no sul da Rússia, que o país realizaria um teste nuclear...

Ex-MasterChef pega 12 anos de prisão por estupro de vulnerável em SC

O chef de cozinha e ex-participante do programa MasterChef, Jason de Souza Junior, de 42 anos, foi condenado a 12 anos de prisão pelo...