Adobe lança Acrobat Studio, que usa IA para organizar mais de 100 PDFs

A Adobe lança, nesta segunda-feira (10), o Acrobat Studio, uma nova plataforma que une inteligência artificial, produtividade e criação visual em um único ambiente. A ferramenta promete transformar o modo como profissionais e empresas lidam com documentos, combinando o Adobe Acrobat, o Adobe Express e novos assistentes de IA personalizados.

Atualmente, o formato PDF é o principal padrão de documento no mundo, com 3 trilhões de arquivos em circulação e mais de 400 bilhões de PDFs abertos em produtos Adobe no último ano, segundo dados apresentados pela empresa. Além disso, as buscas por PDFs cresceram 11% em relação ao ano anterior, consolidando o formato como o mais usado para informações estratégicas e comerciais.

OAcrobat Studio traz o recurso PDF Spaces que permite reunir mais de 100 arquivos, links e páginas da web em um mesmo ambiente, no qual equipes podem interagir, comparar e resumir documentos com o apoio de agentes de IA. Esses assistentes podem ser configurados para diferentes funções: como instrutor, analista ou consultor, a depender do projeto que deseja executar.

A plataforma também integra o Adobe Express Premium, que oferece ferramentas de IA generativa, além de kits de marca e modelos profissionais. Assim, é possível transformar dados e insights de documentos em relatórios, apresentações e posts para redes sociais de forma rápida e visual.

Entre os destaques também está o Acrobat AI Assistant, que permite analisar documentos longos, extrair informações estruturadas e responder perguntas com citações clicáveis, indicando o ponto exato no texto de origem. O recurso é capaz de resumir relatórios, contratos e transcrições extensas.

“Queremos que o Acrobat Studio transforme a forma como as pessoas interagem com PDFs. Agora, é possível não apenas visualizar, mas também criar, revisar e compartilhar arquivos com inteligência artificial e automação”, disse Rodrigo Munhoz, representante da Adobe no Brasil.


Ambiente do Acrobat Studio, apresentado pela Adobe • Divulgação/Adobe

Outro diferencial divulgado é a segurança de nível empresarial, com criptografia avançada, marca d’água, trilhas de auditoria e governança de dados em escala. Essas medidas, segundo a Adobe, garantem que o uso da IA seja transparente e seguro.

O Acrobat Studio já está disponível no Brasil, em português. Mais informações sobre planos podem ser conferidos no site oficial da empresa.

Além do ChatGPT: veja 5 ferramentas de IA para aumentar produtividade

Estilo de vida pode influenciar a saúde durante a menopausa

Por muito tempo, a menopausa foi tratada apenas do ponto de vista hormonal. Mas a ciência vem mostrando que o estilo de vida tem...

Ex-líder sul-coreano é indiciado por tentar criar conflito entre as Coreias

A promotoria especial da Coreia do Sul indiciou o ex-presidente Yoon Suk Yeol, nesta segunda-feira (10), por acusações adicionais de abuso de poder e...

Amendoim: de vilão a aliado para quem quer ganhar músculos

O amendoim, por muito tempo, foi associado ao ganho de peso. Isso porque é um alimento calórico e rico em gorduras. No entanto, cada...