“Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”: conheça lei alterada após crime

A nova série da HBO Max, “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada“, conta a história de Ângela Diniz, uma mulher que, por conta da liberdade e autonomia, desafiou os padrões impostos às mulheres e foi brutalmente punida por isso.

Seu último relacionamento terminou em tragédia quando foi assassinada com quatro tiros à queima-roupa pelo namorado Doca Street. Marjorie Estiano interpreta Ângela, enquanto Emilio Dantas é o companheiro.

A lei que protegeu Doca é categorizada como “legítima defesa da honra”, que foi alterada há quatro anos. A alteração foi realizada para não permitir brechas, já que o assassino de Ângela teve a pena reduzida em dois anos —  ao todo ele cumpriu 15 anos.

A alegação feita no primeiro julgamento, dizia que as atitudes de Ângela feriam a honra e a reputação de Doca. Em outro julgamento, em 1981, a pena foi alterada para 15 anos de reclusão.

Apenas em 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou a utilização destas teses em casos de feminicídio e agressão contra a mulher, e as considerou inconstitucional, tendo reafirmado a mudança em 2023.

“A sociedade ainda hoje é machista, sexista, misógina e mata mulheres apenas porque elas querem ser donas de suas vidas”, disse a ministra Cármen Lúcia na época.

Assista ao trailer da série:

“Pecadores” chegará ao catálogo da HBO Max em julho

Gordura no fígado: saiba sinais que exigem atenção e como se prevenir

A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, tem se tornado um problema de saúde cada vez mais comum entre os brasileiros. A condição,...

Continente americano perde status de área livre do sarampo, diz Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou na última segunda-feira (10/11) que a região das Américas perdeu o status de área livre da transmissão...

Caso Eloá: Nayara foi indenizada por causa de atitude de policiais

Nayara Rodrigues da Silva, amiga de Eloá Pimentel, foi indenizada pelo governo de São Paulo em 2018, por danos morais, materiais e estéticos. A...