Anvisa manda recolher marca de pratos plásticos por risco à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento dos pratos plásticos da marca Guzzini após identificar risco à saúde dos consumidores.

O produto afetado é o Prato de Sopa Plástico Blues, código 229596, fabricado pela empresa Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletro Eletrônicos Ltda. A decisão, publicada nessa quarta-feira (5/11), suspende a comercialização, a importação, a distribuição e a propaganda do item.

Leia também

De acordo com a Anvisa, testes realizados para verificar o nível de migração de melamina — material usado na fabricação dos pratos — mostraram resultados insatisfatórios. O problema ocorre quando substâncias presentes no plástico passam para o alimento, especialmente em contato com calor, podendo trazer riscos à saúde.

A agência explicou que materiais e utensílios destinados ao contato com alimentos precisam passar por avaliação antes de chegar ao mercado. O processo analisa a segurança do material e verifica se ele libera componentes em quantidades que ultrapassem os limites permitidos.

Avaliação de segurança é obrigatória

Somente os produtos considerados seguros são incluídos nas chamadas “listas positivas da Anvisa”, que definem os limites máximos de migração de substâncias e as condições específicas de uso. Caso o material apresente risco potencial, o produto é retirado do mercado.

A Anvisa reforçou que consumidores devem evitar o uso de utensílios plásticos de origem duvidosa, especialmente aqueles que entram em contato com alimentos quentes.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Tesla aprova pagamento inédito de US$ 1 trilhão para Elon Musk

Os acionistas da Tesla aprovaram na quinta-feira (6) um pacote de remuneração que pode tornar o CEO Elon Musk, já a pessoa mais rica...

Petro e Macron tiram selfie durante Cúpula de Líderes em Belém

Os presidentes da França e da Colômbia tiveram um cumprimento efusivo na quinta-feira (6) durante a cúpula de líderes mundiais que antecede a COP30,...

Apartamento onde The Weeknd e Bella Hadid moravam custa R$ 187 milhões

A cobertura triplex onde The Weeknd (Abel Tesfaye) viveu com a modelo Bella Hadid, localizado no número 443 da Greenwich Street, em Tribeca, um...