Ícone do site O SERINGAL

Apneia noturna é fator de risco para o coração? Médico responde a Dr. Kalil

apneia-noturna-e-fator-de-risco-para-o-coracao?-medico-responde-a-dr.-kalil

Apneia noturna é fator de risco para o coração? Médico responde a Dr. Kalil

A apneia do sono, condição caracterizada por pausas na respiração durante o sono, representa um sério risco para a saúde cardiovascular e neurológica. Estudos recentes indicam que esta condição está diretamente relacionada ao aumento significativo de problemas vasculares e doenças neurodegenerativas, conforme explicou Rogério Tuma, neurologista do Hospital Sírio-Libanês, em entrevista ao CNN Sinais Vitais.

O distúrbio, frequentemente associado ao sobrepeso, manifesta-se através de episódios de sufocamento durante o sono, sendo o ronco um possível indicativo de sua presença. A condição pode aumentar em mais de cinco vezes o risco de desenvolvimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Impacto na saúde cardiovascular

Especialista alerta que a apneia do sono é um fator de risco significativo para diversas doenças vasculares, incluindo infarto e acidente vascular cerebral. A privação do sono causada pela condição afeta diretamente o funcionamento do sistema cardiovascular.

A qualidade do sono tem se mostrado um elemento fundamental para a longevidade e qualidade de vida. Diferentemente do passado, quando a importância do sono era subestimada, hoje a medicina reconhece sua relevância crucial para a saúde geral do organismo.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Sair da versão mobile