Ator de “Grey”s Anatomy“, James Pickens Jr. salva vidas na TV, mas afirma que a detecção precoce salvou a sua própria. O ator, que interpreta o Dr. Richard Webber na série de sucesso da ABC há mais de 20 anos, apareceu em um vídeo no Instagram na sexta-feira (14), no qual revelou ser “prova viva” de que a detecção precoce do câncer de próstata “funciona”.
Em conversa com o Black Health Matters, Pickens, de 71 anos, disse que sempre priorizou seus exames físicos anuais e observou que o câncer de próstata é comum em sua família. Em 2024, segundo ele, seu médico primário recomendou que consultasse um urologista após um exame de sangue apresentar números elevados que causaram preocupação.
Uma biópsia posterior revelou um tumor, mas um exame PET mostrou que o câncer não havia se espalhado. Em seguida, ele passou por um procedimento robótico para remover parte da próstata. “Foi algo tão raro que eles queriam ter certeza de que estavam fazendo tudo minuciosamente. Mas eles nunca tinham visto um caso detectado tão precocemente quanto o meu“, disse ele à organização.
A notícia da vida real coincidiu com a história do personagem de Pickens em “Grey”s”, que foi ao ar em seu episódio de meio de temporada na quinta-feira (13). No episódio, seu personagem revelou ter sido diagnosticado com câncer. Nenhum outro detalhe foi fornecido na tela. A série retorna para a segunda metade da temporada em janeiro.
O câncer de próstata afeta 1 em cada 8 homens, segundo a Sociedade Americana do Câncer. O risco é ainda maior em homens negros, como Pickens destacou em seu vídeo, acrescentando que “a detecção precoce é fundamental”.
