Ataque russo deixa três mortos e dez feridos Kharkiv, diz Ucrânia

Um ataque com mísseis russos contra a cidade de Balakliia, no leste da Ucrânia, matou três pessoas e deixou dez feridos, entre os quais três adolescentes, informaram autoridades regionais de Kharkiv nesta segunda-feira (17).

O ataque, ocorrido durante a noite, danificou prédios residenciais de vários andares e destruiu dezenas de carros no centro da cidade, afirmou Oleh Synehubov, governador da região fronteiriça com a Rússia, pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Uma fotografia divulgada pelas autoridades regionais mostrava a fachada danificada de um prédio de tijolos com janelas estouradas, chamas consumindo um dos andares superiores, além de destroços e galhos de árvores quebrados espalhados pela área.

Os adolescentes estavam entre os feridos, disse Vitali Karabanov, chefe da administração militar de Balakliia, também pelo Telegram, acrescentando que nove dos feridos foram hospitalizados.

Moscou não se pronunciou imediatamente sobre o ataque. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente as declarações de Karabanov.

A Rússia tem lançado ataques regulares com mísseis, drones e artilharia contra Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, destruindo casas e infraestrutura, interrompendo o fornecimento de energia e submetendo os moradores a constantes alertas de ataques aéreos.

Ambos os lados negam ter como alvo civis na guerra que a Rússia iniciou há quase quatro anos, mas milhares de pessoas morreram no conflito, a grande maioria ucranianas.

Partes da região, e a cidade de Izyum, ao sul, ficaram sem energia elétrica durante a noite, depois que os ataques russos no final do domingo feriram um jovem de 14 anos, informaram as autoridades municipais no Telegram.

Ataque em Kiev

Na última sexta-feira (14), a Rússia lançou um forte ataque com drones e mísseis, matando seis pessoas na capital Kiev e duas na cidade de Chornomorsk.

Dezenas de pessoas também ficaram feridas em ataques a instalações de energia e prédios, disseram autoridades ucranianas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as forças russas usaram 430 drones e 18 mísseis, o que tornou o ataque um dos maiores na capital até agora.

Assim, o chefe de Estado pediu novamente aos aliados que endurecessem as sanções contra a Rússia.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, afirmou que o secretário-geral António Guterres “condena veementemente o ataque em larga escala com mísseis e drones realizado hoje pela Federação Russa contra diversas regiões da Ucrânia”.

“Ataques contra civis e infraestrutura civil violam o direito internacional humanitário. São inaceitáveis ​​onde quer que ocorram e devem cessar imediatamente”, destacou Dujarric.

Ele pontuou que o chefe da ONU lembrou “a inviolabilidade das relações diplomáticas” e reiterou seu apelo por “um cessar-fogo completo, imediato e incondicional” como primeiro passo para “uma paz justa, abrangente e sustentável na Ucrânia” que preserve sua “soberania, independência e integridade territorial”.

Café acreano cresce 146% em 7 anos e muda realidade do homem do campo

Com cafés de qualidade comprovada por especialistas e florestas preservadas, o Acre tem se destacado na produção agrícola do grão. Impulsionada pelo incentivo do governo do...

Iapen esclarece morte de detento durante briga com rival dentro de cela, em Rio Branco

O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), informa a morte do detento Marcelo Ferreira da Cunha, de...

Vice-governadora Mailza representa o Acre em painéis na COP30 e fortalece cooperação internacional pelo clima

Nesta segunda-feira, 17, a vice-governadora integra dois painéis de alto nível no Pavilhão do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, localizado na Zona Azul (Blue...