Ataques de colonos israelenses contra palestinos atingem recorde, diz ONU

Colonos israelenses realizaram pelo menos 264 ataques contra palestinos na Cisjordânia ocupada durante o mês de outubro, marcando o maior total mensal desde que funcionários das Nações Unidas começaram a monitorar esses incidentes em 2006, informou a ONU nesta sexta-feira (7).

Em um comunicado alertando para o aumento acentuado da violência, o OCHA (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários) afirmou que os ataques, que resultaram em vítimas e danos materiais, totalizaram uma média de oito incidentes por dia.

“Desde 2006, o OCHA documentou mais de 9.600 ataques desse tipo. Cerca de 1.500 deles ocorreram somente neste ano, aproximadamente 15% do total”, afirmou o órgão da ONU em comunicado.

Lar de 2,7 milhões de palestinos, a Cisjordânia há muito tempo está no centro dos planos para um futuro Estado palestino coexistindo com Israel, mas sucessivos governos israelenses expandiram os assentamentos rapidamente, fragmentando o território.

As Nações Unidas, os palestinos e a maioria dos países consideram os assentamentos ilegais segundo o direito internacional. Israel contesta essa posição. Mais de meio milhão de colonos israelenses vivem na Cisjordânia.

O OCHA também afirmou que, segundo dados confirmados pelo próprio escritório, até quarta-feira, 42 crianças palestinas foram mortas pelas forças israelenses na Cisjordânia neste ano.

“Isso significa que um em cada cinco palestinos mortos pelas forças israelenses na Cisjordânia em 2025 era uma criança”, afirmou o OCHA.

A missão de Israel junto às Nações Unidas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os ataques na Cisjordânia ocorreram apesar do cessar-fogo mediado pelos EUA na guerra em Gaza, em outubro, que acalmou a maior parte dos combates e levou ao retorno dos reféns.

Mercedes lança ônibus que desafia pedras de sal e regiões andinas

Fabricado em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o novo ônibus Mercedes O 500 “el más potente” chegou ao mercado chinelo. As primeiras...

Chet Faker detalha era mais “poderosa” e celebra energia de shows no Brasil

De volta ao Brasi para se apresentar no festival Rock the Mountain, no Rio de Janeiro, o cantor australiano Chet Faker — nome artístico...

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão no Caribe; entenda

A Cúpula das Américas, que seria realizada em dezembro na República Dominicana, foi adiada pelo país em meio às tensões diplomáticas na região, marcadas...