Ataques dos EUA a supostos barcos do tráfico continuarão, diz Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está satisfeito com os ataques contra supostos barcos de tráfico de drogas, e os ataques continuarão, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt nesta segunda-feira (24).

Os Estados Unidos designaram formalmente nesta segunda o Cartel de los Soles da Venezuela como uma organização terrorista estrangeira, impondo sanções adicionais ao grupo.

Segundo Washington, o Cartel de los Soles é liderado pelo ditador Nicolás Maduro e outras autoridades venezuelanas e faz parte da rede de importação de drogas ilegais para os EUA. O regime da Venezuela nega a existência do grupo e chamou a designação de terrorista de “ridícula.”

Maduro enfrenta uma pressão crescente diante do aumento da presença militar dos EUA no Caribe.

Embora designar uma organização estrangeira como organização terrorista não confira autoridade legal para ataques militares – tecnicamente, autoriza apenas sanções financeiras e diplomáticas, como o congelamento de bens –, o governo americano tem utilizado essa medida como pretexto para ações militares em tempos recentes.

As forças armadas dos EUA atacaram 22 pequenas embarcações que, segundo o governo, eram tripuladas por gangues criminosas designadas como organizações terroristas estrangeiras.

*Com informações da Reuters

Especialista: Falta organização para que a força de Bolsonaro apareça

O cenário político brasileiro enfrenta um momento de intensa movimentação após recentes operações da Polícia Federal, com o bolsonarismo buscando transformar um momento adverso...

Centrão vê chance de pressionar por nome ao Planalto fora do clã Bolsonaro

O centrão vê na prisão de Jair Bolsonaro (PL) e na violação da tornozeleira eletrônica uma chance de intensificar a pressão pra emplacar um...

Maioria dos latinos nos EUA diz que sua situação piorou sob governo Trump

A maioria dos latinos dos EUA acredita que sua situação piorou sob o governo do Donald Trump, mostrou uma pesquisa do Pew Research Center...