Autoridades do estado de Sinaloa, na costa do Pacífico do México, foram atacadas por um grupo armado nesta segunda-feira (3).
O incidente deixou 13 criminosos mortos, informou o ministro da Segurança, Omar Garcia Harfuch.
Garcia Harfuch acrescentou que quatro pessoas foram detidas e que as autoridades libertaram nove pessoas que haviam sido sequestradas.
O estado tem enfrentado uma onda de violência no último ano entre facções do Cartel de Sinaloa, enquanto as autoridades tentam retomar o controle da região.
Cartel de Sinaloa
Nomeado em referência ao estado mexicano onde a gangue foi formada, Sinaloa é um dos grupos de tráfico de drogas mais poderosos do mundo, conhecido pelo tráfico de fentanil, metanfetamina e heroína para os Estados Unidos.
Em 25 de julho de 2024, Ismael “El Mayo” Zambada, cofundador do Cartel, foi preso na cidade de El Paso, no estado norte-americano do Texas.
Na mesma data, também foi preso Joaquin Guzman Lopez, fiho de Joaquin “El Chapo” Guzman.
Zambada e López enfrentam várias acusações nos Estados Unidos “por comandar as operações criminosas do Cartel, incluindo suas mortíferas redes de fabricação e tráfico de fentanil“, conforme um comunicado do Departamento de Justiça americano.
Zambada cofundou o Cartel de Sinaloa com El Chapo, que foi extraditado para os Estados Unidos em 2017 e cumpre uma sentença de prisão perpétua em uma penitenciária de segurança máxima.

