Bolsas europeias fecham em queda em semana de preocupações com tecnologia

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou uma semana volátil em baixa nesta sexta-feira (7), com a persistência de preocupações sobre as elevadas valuations de ações relacionadas à tecnologia, enquanto a britânica ITV saltou com negociações para vender sua unidade de mídia e entretenimento.

O STOXX 600 fechou em queda de 0,55%, a 564,79 pontos. Ele registrou sua maior perda de duas semanas desde o início de setembro, quando ressurgiram preocupações com a dívida soberana e a incerteza política na França.

Embora não tenha havido um motivo específico para a desvalorização desta semana, analistas apontam para uma infinidade de fatores, incluindo valuations elevadas de ações relacionadas à tecnologia, a paralisação do governo dos Estados Unidos e comentários mais duros do Federal Reserve.

“Os movimentos que vimos capturaram apenas esse nervosismo elevado após essa robusta valorização alimentada por IA (que) certamente impulsionou os mercados nos últimos meses… O prolongamento da paralisação do governo dos EUA está apenas aumentando o nervosismo geral de investidores”, disse Laura Cooper, chefe de crédito macro da Nuveen.

“A Europa está apenas envolvida na repercussão do amplo sentimento de aversão ao risco que se origina em grande parte da ação dos preços nos EUA.”

O setor de tecnologia , com queda de 2,1% no dia, esteve entre os que mais recuaram na semana, enquanto fabricantes de equipamentos de tecnologia, como a Schneider Electric e a Siemens Energy registraram fortes perdas. O setor de bancos cedeu 0,9%.

Por outro lado, o combalido setor de automóveis , que subiu mais 0,6% na sexta-feira, tem avançado com expectativas de que a Nexperia retomará remessas paralisadas de chips.

A ITV saltou 16,6% e ficou no topo do STOXX 600, depois de dizer que estava em negociações com a empresa de TV por assinatura Sky, de propriedade da Comcast , sobre uma possível venda de sua unidade de mídia e entretenimento por 1,6 bilhão de libras (US$ 2,15 bilhões), incluindo dívidas.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,55%, a 9.682,57 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,69%, a 23.569,96 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,18%, a 7.950,18 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,35%, a 42.917,67 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,34%, a 15.901,40 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,27%, a 8.186,96 pontos.

Varejo: como empreendedores podem acompanhar tendências

Ataques de colonos israelenses contra palestinos atingem recorde, diz ONU

Colonos israelenses realizaram pelo menos 264 ataques contra palestinos na Cisjordânia ocupada durante o mês de outubro, marcando o maior total mensal desde que...

Música que teria sido descartada por Anitta é indicada ao Grammy; entenda

As indicações do Grammy 2026 chegaram para o público e o girl group Katseye conseguiu uma indicação dupla este ano, em Artista Revelação e...

Grammy 2026: conheça o Katseye, girl group que recebeu duas indicações

O girl group global KATSEYE recebeu duas indicações ao Grammys 2026 com pouco mais de um ano de carreira. Com integrantes dos EUA, Coreia...