A empresa brasileira re.green foi uma das grandes vencedoras do prêmio “Earthshot Prize 2025”, considerado o “Oscar da Sustentabilidade”. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de quarta-feira (5) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O Prêmio Earthshot Prize é uma idealização do Príncipe William e desde 2020 incentiva projetos ambientais que causam grandes impactos no planeta. Pela primeira vez, ele foi realizado na Ámerica Latina.
Neste ano de 2025 foram 15 finalistas, divididos em 5 cinco categorias. Cada um dos vencedores ganhou o prêmio de £1 milhão (1 milhão de Libras), equivalente a quase R$ 7 milhões na conversão da moeda no começo de novembro.
A re.green venceu na categoria “Proteger e Restaurar a Natureza”. A empresa usa dados de Inteligência Artificial (IA), com informações e imagens de satélite para reflorestar em grande escala a Mata Atlântica e a Amazônia. Ela também concorria com o projeto “Fundo Florestas Tropicais para Sempre” da ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

Em cinco anos de criação do Prêmio Earthshot, uma empresa braileira sai como vencedora. Os outros quatro vencedores foram os projetos:
Categoria – “Purificar o Ar”
Projeto: Cidade de Bogotá
País: Colômbia
Cidade implementou políticas arrojadas de ar limpo para reduzir a poluição do ar em 24% desde 2018, redesenhando a forma como 8 milhões de pessoas se deslocam e vivem, e construindo uma cidade mais saudável e mais verde.
Categoria – “Revitalizar os Nossos Oceanos”
Projeto: O Tratado de Alto Mar
País: Países Baixos
Com resultado de décadas de cooperação, o Tratado de Alto Mar fecha a lacuna na conservação dos oceanos, protegendo a biodiversidade em águas internacionais e ajudando a atingir a meta global de 30×30.
Categoria – “Construir Um Mundo Sem Resíduos”
Projeto: Lagos Fashion Week
País: Nigéria
O projeto está transformando um dos setores que mais desperdiçam dinheiro no mundo, criando uma nova economia da moda: uma economia baseada em propósito, sustentabilidade e integridade cultural.
Categoria – “Combater a Crise Climática”
Projeto: Friendship
País: Bangladesh
A Friendship protege comunidades vulneráveis em Bangladesh, combinando serviços vitais como saúde e educação com projetos de resiliência climática que salvam vidas, restauram ecossistemas e criam oportunidades.