Ficar sentado por horas faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros e traz riscos silenciosos para o coração. Um novo estudo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, indica que alimentos ricos em flavonóis, como cacau, chá, maçãs e frutas vermelhas, podem proteger os vasos sanguíneos dos danos associados ao sedentarismo.
Pesquisas já mostraram que quedas mínimas na função vascular elevam o risco de ataques cardíacos e derrames. O novo estudo buscou entender se escolhas simples na alimentação seriam capazes de reduzir esse impacto.
O papel dos flavonóis no corpo
Os flavonóis são compostos naturais presentes em frutas, nozes, chás e grãos de cacau. Estudos anteriores já sugeriam que eles contribuem para a saúde cardiovascular e ajudam o organismo a lidar com diferentes formas de estresse. O estudo publicado no Journal of Physiology em 29 de outubro reforça essa hipótese.
“Todos nós passamos muito tempo sentados. Mesmo sem movimentar o corpo, ainda o submetemos a estresse. Encontrar maneiras de reduzir o impacto que isso provoca no sistema vascular pode nos ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, diz Catarina Rendeiro, professora assistente de Ciências da Nutrição e principal autora do estudo, em comunicado.
Como o estudo foi conduzido
A equipe avaliou 40 homens jovens e saudáveis. Parte deles tinha melhor condicionamento físico e parte apresentava nível mais baixo. Antes de permanecerem sentados por duas horas, os participantes consumiram uma bebida rica em flavonóis de cacau ou uma versão com teores muito baixos do composto.
As mulheres não participaram por causa das variações hormonais do ciclo menstrual, que poderiam alterar as respostas ao consumo de flavonóis. As medições incluíram pressão arterial, oxigenação dos músculos das pernas e a dilatação mediada pelo fluxo das artérias dos braços e das pernas.
Leia também
-
Saia do sedentarismo na terceira idade! Conheça o pilates em casa
-
Veja como o sedentarismo invisível pode impactar a saúde
-
Ciência revela quantos passos dar por dia para sair do sedentarismo
-
4 atividades físicas para deixar o sedentarismo de lado no verão
Os resultados mostraram que quem tomou a bebida com baixo teor de flavonóis apresentou piora clara na função vascular. Houve queda da dilatação das artérias, aumento da pressão diastólica e redução do fluxo sanguíneo.
Isso ocorreu tanto nos participantes mais condicionados quanto nos menos ativos, indicando que estar em boa forma não basta para evitar os efeitos de longos períodos sentado.
Entre os que consumiram a bebida rica em flavonóis, o quadro foi diferente. A função vascular se manteve estável e as artérias continuaram respondendo da mesma forma observada antes das duas horas sentadas. Foi a primeira vez que um estudo demonstrou esse efeito em homens jovens sem doenças prévias.
O que mudou entre quem consumiu mais flavonóis
O professor de fisiologia cerebrovascular Sam Lucas, coautor do artigo, explica que estar em boa forma não evitou a piora temporária na função dos vasos sanguíneos entre os participantes que tomaram o cacau com poucos flavonóis.
“Níveis mais altos de condicionamento físico não impediram a queda da dilatação dos vasos. Já depois da bebida rica em flavonóis, todos mantiveram a função vascular igual ao que apresentavam antes de ficar sentados por duas horas”, detalha.
Os pesquisadores observaram ainda que o condicionamento cardiorrespiratório não altera a resposta do organismo aos flavonóis. Isso indica que esses compostos podem ajudar a manter a saúde vascular mesmo em pessoas com diferentes níveis de atividade física.
A equipe ressalta que mais estudos são necessários. Além disso, os resultados não substituem a necessidade de fazer exercícios no dia a dia, mas mostram que escolhas simples na alimentação podem oferecer uma proteção extra ao coração.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles
