Carlinhos de Jesus aparece sambando após meses de cadeira de rodas

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, 72, sambou pela primeira vez, nesta semana, após passar meses em uma cadeira de rodas.

O vídeo do momento foi publicado por Cela Miranda, fisioterapeuta do dançarino.

“Um dia pra guardar no coração. Daquelas experiências que a gente sabe, na hora, que vai lembrar pra sempre”, iniciou a fisioterapeuta na legenda da publicação no Instagram.

“Tive a alegria e a honra de participar ativamente da sessão de fisioterapia de Carlinhos de Jesus, justamente na fase em que se coloca o paciente para treinar dentro da sua função, no caso dele, a dança, que é o que ele ama, respira e mais sabe fazer. Foi emocionante demais ver quando a música começou, o corpo inteiro dele respondeu imediatamente”, continuou.

“E é impossível não falar do quanto sou apaixonada pelo método PNF: O método nos ensina a levar o paciente sempre ao seu nível de atividade e participação, de forma individualizada, explorando o potencial máximo que cada um tem em cada fase da reabilitação. Ver o corpo e a mente se reconectando através do movimento é algo que sempre me emociona — e hoje, presenciar isso em alguém que dedica toda sua vida à dança e a arte, foi simplesmente inesquecível”, concluiu.

Entenda condição de Carlinhos de Jesus

Carlinhos foi diagnosticado com neuropatia radiculopática desmielinizante crônica, que afeta a bainha de mielina dos nervos e vem causando perda de força e paralisia nas pernas.

O diagnóstico veio há alguns meses, quando ele começou a sentir fortes dores na perna direita e instabilidade para se firmar de pé. Foi constatada bursite trocantérica bilateral, complicada com tendinite nos glúteos, o que tem feito ele se locomover em uma cadeira de rodas.

“Já aprendi a lidar com a doença. Minha mulher é médica e eu pedi para me explicar, me falar direito, já que teria que conviver com isso”, disse. “Todo o revestimento dos nervos vai se desfazendo. Os nervos ficam sem proteção e sem comunicação“, explicou.

Carlinhos, que pode ser visto toda semana no “Domingão com Huck” como jurado técnico do quadro “Dança dos Famosos“, ressaltou a importância da dança para todos. “Hoje eu digo com propriedade que qualquer corpo dança. Nos anos 1980, eu tive a curiosidade de ver qual a possibilidade de uma pessoa com Síndrome de Down dançar. Eu não pensava ‘ela não pode dançar’, pensava: ‘o que eu consigo fazer com o pouco que ela tem?’. Depois eu fiz a mesma coisa com pessoas com deficiência visual, com deficiência auditiva e, por último, pessoas com deficiência física”.

Justin Timberlake revela diagnóstico de doença de Lyme: ‘Chocado’

Homem é detido após esfaqueamento de três adolescentes no Japão

Um homem na casa dos 20 anos foi preso após três adolescentes terem sido esfaqueados no bairro turístico de Minami, em Osaka, por volta...

Casa Branca usa recursos da USAID para segurança de chefe do orçamento

O gabinete de orçamento da Casa Branca está utilizando milhões de dólares da antiga agência de ajuda externa dos EUA para pagar a segurança...

Cratera em expansão ameaça terras agrícolas na Indonésia

Uma enorme cratera na região central de Aceh, na Indonésia, aumentou para aproximadamente três hectares este ano, de acordo com a Agência de Energia...
Sair da versão mobile