O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, recebe o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta quinta-feira (13), em Washington, para dar continuidade às negociações sobre o tarifaço.
Esse é o terceiro encontro entre as autoridades desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou tarifas de 50% contra os produtos brasileiros em agosto deste ano.
A aproximação acontece em meio a retomada de diálogo entre Washington e Brasília depois da primeira reunião bilateral entre Lula e Trump, na Malásia.
Na ocasião, Lula e Trump concordaram em retomar as conversas para “chegar a um acordo” sobre a imposição de tarifas.
“Acho que conseguiremos fechar alguns bons acordos, como temos conversado, e acho que acabaremos tendo um ótimo relacionamento”, disse o presidente dos EUA ao lado do líder brasileiro em Kuala Lumpur, na Malásia.
O líder americano disse que as tarifas poderiam ser resolvidas ” muito rapidamente”.
Em outubro, o Brasil pediu a reversão da alíquota extra imposta aos produtos do país.
No encontro com Rubio em outubro, Vieira detalhou as conversas como um princípio auspicioso de um processo negociador “no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais”.
A isenção do café deve ser um dos principais pontos da reunião, visto que os EUA já sinalizaram a disposição em diminuir o preço do grão para consumidores americanos.
Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, disse na quarta-feira (12) que os americanos verão “anúncios substanciais” nos próximos dias com o objetivo de reduzir os preços de produtos como café, bananas e outros itens não cultivados no país.
Segundo a Associação Nacional do Café, os Estados Unidos importam mais de 99% de seu café.
A maior parte vem do Brasil, o que representa 30,7% das importações de café, de acordo com o banco de dados UN Comtrade.
