Ícone do site O SERINGAL

Comissões do Senado aprovam emendas ao Orçamento de 2026

comissoes-do-senado-aprovam-emendas-ao-orcamento-de-2026

Comissões do Senado aprovam emendas ao Orçamento de 2026

As comissões permanentes do Senado aprovaram suas emendas ao projeto da Lei Orçamentária Anual de 2026. Cada colegiado pode apresentar até seis emendas de apropriação.

O ato normativo do Congresso Nacional também prevê outras duas emendas de remanejamento de recursos, mas as comissões em geral têm preferência de indicar somente emendas de apropriação, que indicam para onde o governo deveria direcionar os recursos do Orçamento.

Veja:

Agora, cabe ao relator-geral do Orçamento, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), estabelecer recursos para o atendimento das emendas de comissões. A sessão do Congresso Nacional para votação do Orçamento de 2026 deve ocorrer no dia 17 de dezembro.

O calendário de votação foi definido em acordo entre o presidente da CMO (Comissão Mista de Orçamento), senador Efraim Filho (União-PB), e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).

No entanto, para que o Orçamento seja votado, é necessário aprovar antes a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A votação da peça vem sendo adiada desde setembro.

Sair da versão mobile