Comunista e ultradireitista lideram no Chile com 40% das urnas apuradas

Os candidatos Janette Jara, da coalizão de esquerda, e Jose Antônio Kast, do partido de ultra-direita, lideram as eleições presidenciais no Chile com 40% das urnas apuradas, segundo informações do Serviço Eleitoral do país (Servel).

Mais de 15 mil eleitores eram esperados nas urnas neste domingo (16) para escolher quem ocupará a Presidência do país entre 2026 a 2030. No pleito, a população também votou para deputados e senadores.

Esta foi a primeira eleição presidencial no Chile desde 2012 em que o voto foi obrigatório — quem não votou está sujeito a multa.

Principal preocupação dos chilenos, após o índice de homicídios para cada 100 mil habitantes do país quase triplicar entre 2015 e 2024, a segurança é o principal foco das propostas dos candidatos.

Como o aumento da criminalidade ocorreu paralelamente a uma onda migratória de venezuelanos, e à entrada da gangue Trem de Arágua, nascida em prisões do país de Nicolás Maduro, o tema é frequentemente vinculado à imigração.

Jeannette Jara, de 51 anos, é da coalizão governamental. Ela é a primeira candidata comunista no Chile desde o retorno da democracia ao país e entra na eleição presidencial como favorita na maioria das pesquisas de opinião.

O candidato de ultradireita José Antonio Kast, que já concorreu duas vezes à Presidência do Chile, está conseguindo recuperação nas pesquisas com uma plataforma de linha dura contra o crime, aparecendo em segundo lugar nos levantamentos.

Quem vencer a eleição assumirá o cargo em 11 de março de 2026.

 

Enem 2025: entenda questão de matemática que viralizou pela dificuldade

Uma das questões mais comentadas do segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 não veio de matemática financeira, geometria ou probabilidade...

COP30: Relatório aponta avanços, e também impasses centrais nas negociações

A presidência da COP30 divulgou na noite deste domingo um novo relatório que mapeia o estágio atual das negociações em Belém. No documento, o presidente...

Enem 2025: questão rende polêmica e memes nas redes sociais

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) chegou ao fim neste domingo (16) com a aplicação da segunda prova voltada a questões objetivas, divididas...