Congresso se reúne hoje para discutir vetos ao licenciamento ambiental

O Congresso Nacional tem sessão conjunta nesta quinta-feira (26). Na pauta da reunião que une deputados e senadores estão, entre outros itens, os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT ) à Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

Como mostrou a CNN, parlamentares esperam derrubar ao menos parte dos trechos vetados por Lula durante a sanção da lei. Entre esses pontos visados está o veto ao uso da LAC (Licença por Adesão e Compromisso) para projetos de médio porte.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista à CNN, alertou que a derrubada dos vetos pode ser alvo de judicialização. Ela defendeu ainda que os vetos são “estratégicos para manter a integridade do licenciamento”.

Em agosto deste ano, Lula sancionou a matéria aprovada pelo Congresso, mas suprimiu 63 trechos. Os congressistas, em especial integrantes da bancada do agronegócio e de frentes do setor produtivo, defendem a derrubada dos vetos.

Em outubro, o Congresso marcou sessão para analisar os vetos, mas a reunião foi desmarcada a pedido do governo. Entre outros motivos para o adiamento, o Executivo fez um apelo sobre a possível repercussão negativa da votação antes da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

Também irão à deliberação trechos retirados do Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), sobre a renegociação dos débitos dos estados. Nesse caso, o governo firmou acordo em que apoiará a derrubada de parte dos vetos.

Há também na pauta dois projetos de lei, um que trata de crédito suplementar e outro que altera o orçamento aumentando o número de cargos efetivos no âmbito do Ministério da Educação.

Maria Gadú expõe namoro secreto que viveu com Luiza Possi. Entenda

Um comentário de Maria Gadú em um vídeo polêmico postado por Luiza Possi gerou repercussão na web pela revelação de um namoro entre as...

Trem descarrilha e deixa ao menos 11 mortos e dois feridos na China

Um trem atropelou um grupo de trabalhadores ferroviários nesta quinta-feira (27), matando 11 pessoas e ferindo duas, disseram autoridades da cidade de Kunming, no...

L7nnon lembra infância pobre: “Tinha o sonho de ter um relógio”

O rapper L7nnon, 31, viu a vida mudar completamente quando o sucesso na música começou a decolar. O cantor agora também se aventura na...