A eleita jovem campeã de juventude da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), Marcele Oliveira, 26, foi escolhida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em meio a outras 154 inscrições para o cargo.
“Eu estou nessa posição com um time de jovens de todos os biomas do Brasil, a gente está acompanhando as negociações, mas também mobilizando juventudes ao redor de todo o mundo, para olhar para a questão ambiental e climática com responsabilidade, com ativismo e também falando muitas das coisas que precisam ser ditas e que acabam sendo colocadas de escanteio”, disse Oliveira em entrevista à CNN Brasil, nesta terça-feira (11).
Nascida em Realengo, bairro localizado na cidade do Rio de Janeiro, Oliveira é ativista climática e produtora cultural formada pela UFF (Universidade Federal Fluminense), integrante do programa Jovens Negociadores pelo Clima. Marcele também já participou da COP27 no Egito, em 2022, através do movimento Coalizão O Clima É de Mudança e da rede Perifalab.
Com iniciativa do Governo Federal, essa função foi criada para incentivar a participação dos jovens nas políticas climáticas. A jovem irá participar ativamente das negociações internacionais durante o evento.
A COP30 segue até o dia 21 de novembro, em Belém, capital do Pará, com representantes de 194 países e da União Europeia.

