COP30: Brasil apresentará “mapa do US$ 1,3 trilhão” para clima neste sábado

A presidência brasileira da COP30 apresentará, neste sábado (15), as sugestões do roadmap “Baku-Belém” – que prevê possíveis caminhos para a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático anual aos países em desenvolvimento a partir de 2035.

A sessão especial, prevista para às 14h30, será comandada pelo embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30. A expectativa do Brasil é entender como os países participantes da conferência, especialmente os mais ricos, recebem as sugestões.

Segundo a CEO da COP30, tanto o documento “Baku-Belêm”, quanto um relatório elaborado por ministros de finanças de diversos países pelo mundo, serão analisados.

Como mostrou a CNN, no mês passado, o documento liderado por Fernando Haddad, propõe reformar bancos multilaterais de desenvolvimento, criar instrumentos financeiros inovadores e fortalecer a capacidade doméstica de países em desenvolvimento para atrair capital sustentável.

Já o roadmap, passa pela criação de novos impostos. Nesse plano, o Brasil sugere um novo tributo sobre jatos executivos e passageiros da classe executiva nos voos.

Há ainda a possibilidade de criação de uma espécie de CPMF internacional para custear a conta trilionária para combater a crise do clima. “Todos os países devem trabalhar em conjunto para explorar fontes inovadoras de financiamento”, cita.

Veja seleções que podem garantir vaga na Copa neste sábado (15)

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 seguem neste sábado (15), com dez jogos pela Europa — lembrando que Oceania, América do...

Presidente da COP30 convoca plenária extra e mira temas sensíveis

A presidência brasileira da COP30 corre para reduzir os riscos de impasses ao longo da conferência que termina oficialmente na próxima sexta-feira (21). Na...

Santos mira quebrar jejum histórico em casa para sair do Z4

Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Santos segue na luta para evitar o segundo rebaixamento de sua história. O Peixe entra em campo...