COP30 reforça segurança após tentativa de invasão de manifestantes

A COP30 teve início na manhã desta quarta-feira (12) com segurança reforçada no Parque da Cidade, onde ocorre o evento em Belém do Pará, após um grupo de manifestantes tentar invadir a Zona Azul na noite de terça (11).

Soldados, bombeiros e policiais militares estavam patrulhando a área próxima à entrada da zona de acesso restrito durante a manhã. E reparos ocorreram ao longo de toda a madrugada na estrutura próxima à entrada.

Um grupo de manifestantes portando cassetetes tentou invadir a Zona Azul, parte do evento fechada ao público onde ocorrem as negociações oficiais, e entraram em confronto físico com a equipe de segurança do local. Dois agentes de segurança ficaram feridos e foram levados para a área médica do evento.

O episódio gerou uma troca de acusações entre os poderes e a ONU (Organização das Nações Unidas). A manifestação teve início em uma área sob responsabilidade do governo do estado do Pará, mas atravessou uma área sob gestão federal até finalmente entrar na Zona Azul, espaço com segurança gerenciada exclusivamente pela ONU.

COP30 é dividida em duas áreas: Zona Verde e Zona Azul. O acesso à Zona Azul é restrito a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.

O terceiro dia de discussões e negociações da COP30 nesta quarta-feira (12) está programado para se concentrar em temas como saúde, educação e justiça, entre outros.

*Publicado por Fernanda Pinotti

COP30 em Belém: o significado para o Brasil em sediar o encontro

Flaco López revela metas escritas e fala sobre desafio de jogar com Messi

José Manuel “Flaco” López vive uma fase especial no Palmeiras e na seleção argentina. O atacante de 23 anos foi novamente convocado por Lionel...

Abrainc: Cidades planejadas contribuem para redução de emissão de carbono

O Brasil apresenta vantagens significativas em relação a outros países quando se trata de emissões de carbono no setor da construção civil, afirmou Luiz...

Epstein trocou e-mail sobre Trump e o então príncipe Andrew com Bannon

No início de junho de 2019, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma visita de Estado ao Reino Unido, onde foi recebido...