As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 entram na reta final neste mês de novembro. Além das vagas diretas para a competição, continuam em jogo as posições na repescagem mundial.



A Bolívia está classificada para a repescagem da Copa do Mundo de 2026
Buda Mendes/Getty Images
Taça da Copa do Mundo
Stuart Franklin/Getty Images
Até o momento, apenas duas seleções estão garantidas no torneio de repescagem da Copa do Mundo: Bolívia, pela América do Sul, e Nova Caledônia, pela Oceania. Além dos já classificados, outras quatro equipes jogarão a competição: duas da Concacaf, uma da Oceania, uma da Ásia e uma da África.
As seleções serão divididas em duas chaves de três equipes. Os dois melhores de cada caminho jogarão a Copa do Mundo de 2026. Vale lembrar que as equipes da Europa não disputam a repescagem mundial, já que a Uefa possui um sistema próprio de repescagem para definir os classificados.
As partidas da repescagem mundial será disputada entre 23 e 31 de março de 2026, três meses antes do início da Copa do Mundo.
Confira a distribuição de vagas para a repescagem mundial
- Conmebol (América do Sul): 1 vaga – Bolívia classificada.
- OFC (Oceania): 1 vaga – Nova Caledônia classificada.
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 2 vagas – Não definidas
- AFC (Ásia): 1 vaga – Não definida
- CAF (África): 1 vaga – Não definida
Leia também
-
Adidas anuncia novas 22 camisas de seleções para a Copa do Mundo 2026
-
Saiba o que está em jogo nas Eliminatórias da Copa nesta Data Fifa
-
Veja seleções que garantiram vagas inéditas para a Copa do Mundo
O que acontece neste mês de novembro
Serão conhecidos nesta Data Fifa de novembro os representantes da Ásia e da África na repescagem.
Os asiáticos Emirados Árabes e Iraque se enfrentarão em jogos de ida e volta para definir quem estará na disputa. A primeira partida será disputada na quinta-feira (13/11), em Abu Dhabi, enquanto o segundo acontecerá na próxima terça-feira (18/11), em Basrah.
Já os africanos adotaram um modelo de disputa diferentes. Com disputas em jogo único, quatro seleções disputarão semifinais e final. A decisão será sediada em Rabat, no Marrocos.
Na quinta-feira, a Nigéria encara o Gabão, enquanto Camarões encara a República Democrática do Congo. A final será jogada no domingo (16/11).
Além disso, as seleções da América do Norte devem decidir suas vagas para a Copa do Mundo e para a repescagem mundial.
Fonte: Metrópoles

