O Corinthians decidiu acabar com as equipes de basquete profissional e de base ao fim das temporadas em disputa. A decisão foi tomada pelo presidente do clube, Osmar Stábile. A justificativa para encerrar as categorias masculina, feminina e de base seria corte de custos.
De acordo com a diretoria, o que é arrecadado atualmente com partidas e valores de patrocínio não tem arcado os gastos com as equipes. Pelas redes sociais, o ex-atleta Guilherme Giovannoni, que também já atuou pelo Brasília Basquete e fez parte dos títulos candangos, protestou contra o encerramento das atividades no alvinegro paulista.
“Acho isso um absurdo. Tive o privilégio de jogar lá no meu último ano e entendi o que é o Corinthians. Agora, será que, se tirar os 6 milhões do basquete profissional do clube, vai resolver o problema financeiro do Corinthians? Será que se tirar os 800 mil, que são para cuidar da base toda, vai resolver? Tem dado prejuízo? Tem? Mas será que a culpa é do basquete?”, indagou.
Caso consiga encontrar parceiros financeiros, o clube pode reverter a situação e manter o basquete em funcionamento.
Pelas redes sociais, o time feminino divulgou uma nota de repúdio à decisão do presidente do clube. “É inadmissível que uma modalidade tradicional, que já enfrentou um período de paralisação entre 2017 e 2024, volte a ser cogitada como descartável”, diz o texto.
NOTA DE REPÚDIO
O União vem a público manifestar profundo repúdio aos rumores que circularam nas últimas horas sobre um possível encerramento das atividades do basquete no Sport Club Corinthians Paulista. É inadmissível que uma modalidade tradicional, que já enfrentou um período… pic.twitter.com/uKORiUvozl
— União Corinthians Feminino (@uniaosccpfem) November 25, 2025
Em toda a história, o Corinthians tem o tetracampeonato brasileiro (1965, 1966, 1969 e 1996), o tricampeonato sul-americano (1965, 1966 e 1969) e 14 títulos do Campeonato Paulista de Basquete.
Atualmente, a equipe masculina está na quarta posição do Novo Basquete Brasil, com 80% de aproveitamento. São oito vitórias em 10 jogos realizados. O próximo jogo será diante do SESI Franca, em Franca (SP), na próxima quarta-feira (3/12).
Fonte: Metrópoles

