Crise com o Congresso impacta outras medidas do governo, diz especialista

O Congresso Nacional aprovou dois projetos de lei para liberar R$ 42,2 bilhões destinados ao pagamento do programa Bolsa Família e benefícios previdenciários. A medida altera o Orçamento de 2025 e representa uma importante vitória para o governo federal.

Segundo Cristiano Noronha, vice-presidente da Arko Advice, a aprovação deste crédito foi um dos desafios mais simples para o governo, uma vez que seria politicamente custoso para o Congresso votar contra medidas que afetam diretamente beneficiários de programas sociais.

Impactos da tensão política

A relação conturbada entre o Congresso Nacional e o governo federal tem gerado obstáculos em outras frentes. “Questões como o licenciamento ambiental, que teve vetos derrubados, e a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal são afetadas por esse cenário de tensão”, afirma o especialista.

“O Legislativo tende a utilizar pautas menos populares ou com menor impacto direto na vida da população para enviar recados ao Planalto. Em contrapartida, medidas de cunho social, como reajustes no imposto de renda ou questões relacionadas ao Bolsa Família, são dificilmente utilizadas como instrumento de pressão política”, conclui Cristiano.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Ovo de Páscoa de diamantes vai a leilão e pode quebrar recorde histórico

Pode estar chegando o momento — possivelmente muito em breve — em que nem mesmo as maiores fortunas do mundo serão capazes de adquirir...

Laser de CO2: entenda procedimento de rejuvenescimento feito por Virginia

A influenciadora Virginia Fonseca, 26, surpreendeu os seguidores na segunda-feira (24) ao mostrar o resultado de um procedimento estético que fez no rosto. A...

Promoções em data dupla vieram para ficar, diz CEO do Mercado Livre à CNN

Promoções em datas duplas, como a Black Friday e 11/11, são tendências varejistas que vieram para ficar, diz o CEO do Mercado Livre no...