Ícone do site O SERINGAL

Cruzeirense, o procurador de justiça Oswaldo D’ Albuquerque será o novo chefe do MP-Acre

O procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto foi nomeado para exercer o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) no biênio 2026–2028. A decisão do governador Gladson Cameli foi publicada na edição desta sexta-feira, 21, do Diário Oficial do Estado.

Oswaldo D’Albuquerque foi o candidato mais votado na eleição interna do MPAC, com 49 votos, e ficou em primeiro lugar na lista tríplice enviada ao governador. Também compuseram a lista a promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório e o procurador de Justiça Álvaro Luiz Pereira. A escolha entre os nomes foi feita três dias após a votação.

O próximo chefe do MP acreano já exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça do órgão em dois mandatos consecutivos, nos biênios 2014–2016 e 2016–2018. Foi também corregedor-geral da instituição no biênio 2003–2005.

No âmbito nacional, cumpriu dois mandatos como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde também ocupou os cargos de corregedor nacional e ouvidor nacional.

Natural de Cruzeiro do Sul, o procurador é graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), é mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes e MBA em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sair da versão mobile