Dilatação abdominal: como acabar com o inchaço na barriga

Barriga inchada e aquela sensação de estufamento abdominal durante o dia incomoda muitas pessoas, mas ao contrário do que muitos pensam, fazer ela desinchar não é uma tarefa tão difícil assim.

Para começar, é preciso entender a causa do problema. Muitas vezes isso acontece devido ao abuso de alimentos altamente calóricos, como pizzas, hambúrgueres e refrigerantes.

Leia também

Contudo, algumas pessoas sofrem com a dilatação abdominal mesmo tendo uma alimentação saudável, já que sensação de distensão abdominal pode estar associada ao acúmulo de gases no aparelho digestório, seja no estômago, como nas alças intestinais, como no cólon.

A sensação de inchaço na região da barriga, aliás, nem sempre indica que há alguma doença ou problema sério, mas é preciso ficar atento caso seja alguma frequente e que cause dores.

Alimentos que causam dilatação abdominal

Existem alimentos que podem causar inchaço na barriga, e devem ser evitados por pessoas que sofrem esse tipo de problema.

  • Chicletes e balas;
  • Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cervejas;
  • Alimentos ricos em antinutrientes – leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico, por exemplo);
  • Vegetais crucíferos (exemplo: couve, brócolis, repolho e couve-flor);
  • Laticínios em geral;
  • Alimentos fermentáveis .

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Aliado de Alan Rick oferece PIX na filiação do senador e MP investiga abuso de poder econômico

Uma denúncia é apurada pelo Ministério Público Eleitoral com provas de um suposto abuso de poder econômico durante a filiação do senador Alan Rick...

Enem 2025: portões são abertos no primeiro dia de prova

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 começa neste domingo (9). Os portões foram abertos às 12h e serão fechados às 13h (horário...

Michelle Bolsonaro defende “submissão saudável” da mulher ao marido

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro defendeu, no último sábado (8), durante evento do PL Mulher em Londrina (PR), uma “submissão saudável” da mulher ao marido....