A crise nos bastidores do Phoenix Suns ganhou um novo capítulo na segunda-feira (24/11). Os acionistas minoritários Andy Kohlberg e Scott Seldin apresentaram à Justiça de Delaware um documento em que acusam o proprietário majoritário Mat Ishbia de má gestão nas franquias dos Suns (time masculino da NBA) e Mercury (time feminino da WNBA). As informações são do New York Times.
Leia também
-
Doncic brilha em vitória dos Lakers. Veja resultados da NBA
-
NBA: Splitter pode seguir no comando do Blazers até o fim da temporada
-
Resultados da NBA: Nuggets vencem Grizzlies com triplo-duplo de Jokic
-
Jokic brilha em derrota do Nuggets: os resultados da NBA nesse domingo
Segundo o processo, Ishbia, que controla cerca de 85% das ações das franquias desde 2023, teria conduzido uma série de transações conflitantes, escondido detalhes financeiros dos sócios e utilizado os times para favorecer outros negócios, entre eles a gigante hipotecária United Wholesale Mortgage.
O réu fechou a compra do Phoenix Suns em dezembro de 2022, aprovada em fevereiro de 2023. Os sócios minoritários afirmam que ele efetuou um empréstimo ao próprio clube com juros acima do mercado.
A disputa jurídica começou no verão americano, quando Kohlberg e Seldin processaram Ishbia por falta de transparência e pela recusa do clube em fornecer registros internos.
A defesa de Ishbia respondeu ao processo. Em nota, um porta-voz classificou a ação como “uma tentativa vergonhosa de extorsão” e afirmou que estão tentando se beneficiar do aumento de valor das franquias desde a chegada do empresário.
Realidade esportiva
No esportivo, a gestão de Ishbia já viveu altos e baixos. Ele chegou ao comando prometendo títulos e iniciou a era com movimentos agressivos, como a troca por Kevin Durant e, depois, por Bradley Beal, investimentos que não renderam resultados e culminaram em uma temporada decepcionante, fora até do Play-In.
Em 2024-25, o dono decidiu rever a estratégia, desfez as principais estrelas e reconstruiu o elenco ao redor de Devin Booker. O início do novo ciclo, entretanto, tem sido positivo: com 11 vitórias em 17 jogos, os Suns são uma das surpresas da temporada.
Suns batem Mavs no reencontro entre Durant e Irving
Ron Jenkins/Getty Images
Na estreia de Kevin Durant, Suns vencem Hornets
Jacob Kupferman/Getty Images
Ron Jenkins/Getty Images
No Mercury, o desempenho esportivo tem sido melhor e inclui a inauguração, em 2024, de um centro de treinamento de US$ 100 milhões e uma campanha que levou a equipe às finais da WNBA.
Mesmo assim, o ambiente corporativo segue turbulento: Ishbia e as franquias enfrentam sete processos diferentes, incluindo alegações de assédio, discriminação e demissões irregulares, todas negadas pela organização. Ishbia, por sua vez, diz que não fará acordos.
“Se você não fez nada errado, não deve pagar ninguém. A verdade é que você precisa ganhar o processo, e nós vamos ganhar”, afirmou em setembro.
Fonte: Metrópoles

