Dos 100kg ao fisiculturismo: brasiliense vence obesidade e vira atleta

Nayara Andrade é um exemplo de superação mesmo quando a situação parece não ter saída. Em 2023, a brasiliense batia 97kg na balança, quando resolveu mudar de vida. Agora, ela brilha nas competições de fisiculturismo e a dedicação a fez acumular troféus na categoria.

A ideia inicial era recorrer a remédios para emagrecimento, mas foi direcionada à cirurgia bariátrica. “Foi um baque gigante. Não imaginava que eu estava tão gorda a ponto de fazer uma bariátrica”, admitiu Nayara. Ela conta, em seguida, que resolver transformar a intervenção médica em um divisor de águas: “era a última possibilidade que eu tinha para emagrecer”.

5 imagensNayara começou a competir no fisiculturismo em 2024Nayara Andrade é atleta de fisiculturismoFechar modal.1 de 5

Nayara chegou a pesar 97kg

Reprodução2 de 5

Nayara começou a competir no fisiculturismo em 2024

Reprodução3 de 5

Nayara Andrade é atleta de fisiculturismo

Divulgação/ Arquivo pessoal4 de 5

Reprodução/ Arquivo pessoal5 de 5

Reprodução/ Arquivo Pessoal

“Por que não?”

Após a cirurgia, Nayara emagreceu 45kg, mas sabia que precisava de ajuda especializada para não regredir. “Eu conheci então a minha nutricionista, que é a mesma até hoje. Quando eu fui para a consulta, ela falou, ‘você não tem vontade de competir?’ Eu olhei e falei: ‘gente, essa mulher é louca’”.

A ideia, que de cara parecia longe da realidade, foi se instalando na mente de Nay. “Por que não?”. Ela conta que esta foi a frase que a fez decidir sobre o seu futuro. Foi quando a brasiliense conheceu a categoria Figure, em que iria começar a jornada pelo esporte.

A brasiliense começou a preparação em outubro de 2023. No entanto, a adaptação de rotina não se restringia exclusivamente aos treinos intensos. Ela ainda teve que aprender a conciliar a agenda de atleta com a de técnica de enfermagem e administradora de uma empresa de marmitas saudáveis.

Após seis meses de preparação, Nayara finalmente estreou como atleta de fisiculturismo, em abril de 2024. Desde então, as estantes de casa ficaram cada vez mais lotadas de troféus, quase todas as vezes com prêmios de campeã ou 2ª colocada.

Mas, entre as conquistas, a fisiculturista destaca o Campeonato Nacional, no ano passado. Era a 3ª competição dela, a primeira não regional, e conseguiu ficar em 4º lugar.

No entanto, apesar da mudança, o medo do passado ainda gerava angústia em Nayara. As inseguranças desenvolvidas pelo sobrepeso ainda entravam no caminho da atleta. “Quando você vai competir, tem a fase que a pessoa vai comer mais para ganhar músculo. A gente chama de bulking. Esses períodos de bulking, são difíceis para mim. Tenho muito medo de perder a mão e não conseguir voltar a emagrecer”, desabafou Nay.

A solução que ela achou para não afetar o psicológico foi diminuir o período de “bulking”, por mais que isso possa afetar o resultado físico.

“O ideal seria fazer seis, sete meses de bulking. Eu não consigo. Faço dois, três meses, no máximo. Aí eu já começo a ficar bem ansiosa, essa parte ainda mexe comigo. São coisas que eu ainda vou ter que melhorar, aprender a lidar”, completou a atleta.

Momento de transição

No ano de 2026, Nayara dará um passo grande na modalidade. “Vou mudar de categoria. Hoje eu sou figure. Eu vou mudar para o Women’s Physique. Que é uma como se fosse uma categoria acima dessa que eu estou”, contou a atleta.

Ela explica que a nova classe encaixa melhor com o físico dela. A Figure, pela qual compete desde o início, tem como um dos principais fatores a cintura fina. Pelo fato de ser ex-obesa, Nayara não consegue diminuir tanto a circunferência abdominal.

A Women’s Physique foca mais em alto nível de musculatura, com mais massa no corpo. Ao contrário da anterior, que é mais direcionada à definição.



Fonte: Metrópoles

COP30: Com avanços e pendências, veja as conclusões da conferência

A COP30, cúpula da ONU sobre mudança climática deste ano, terminou com um acordo tênue que ignorou demandas importantes da maioria dos países, exceto...

EUA: Ucrânia vê nova versão de plano refletindo seus “interesses”

A Casa Branca afirmou que a Ucrânia enxerga a nova versão do plano de paz dos Estados Unidos para pôr fim à Guerra Russo-Ucraniana...

Léo Santana e Lore Improta revelam sexo do filho; saiba

*]:pointer-events-auto supports-: scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:a9e9486d-df6a-4cdb-8e96-b90a4cacee1f-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> O cantor Léo Santana, 37, e a dançarina Lore Improta, 32, viveram um momento emocionante...