Ícone do site O SERINGAL

Em tensão com EUA, Maduro promete manter soberania da Venezuela

em-tensao-com-eua,-maduro-promete-manter-soberania-da-venezuela

Em tensão com EUA, Maduro promete manter soberania da Venezuela

O líder Nicolás Maduro disse nesta segunda-feira (10) aos participantes de um evento do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) que o país permanece determinado a manter sua soberania, apesar do aumento das tensões com os Estados Unidos.

“O que o Congresso dos Estados Unidos discute, o que eles aprovam ou não, que nos importa o que o império norte-americano diz, nem seu presidente nem seu Congresso?”, disse o líder chavista em um discurso transmitido pela mídia estatal.

“Ninguém vai tirar nossa liberdade, ninguém vai tirar nossa paz e a independência do país”, acrescentou.

Os comentários de Maduro surgem após uma votação no Senado dos EUA na última quinta-feira (6), que bloqueou uma resolução que impediria o presidente americano, Donald Trump, de atacar a Venezuela sem autorização do Congresso.

A votação ocorreu um dia depois de autoridades do governo terem informado aos parlamentares que Washington não planeja, no momento, ataques em território venezuelano.

O Senado votou 51 a 49, em grande parte seguindo as linhas partidárias, contra uma medida que levaria a resolução sobre os poderes de guerra à votação.

Os Estados Unidos realizaram mais de uma dúzia de ataques desde setembro contra embarcações perto da costa venezuelana e, mais recentemente, no leste do Oceano Pacífico, matando mais de 70 pessoas, segundo o secretário de Defesa americano.

Washington alega, sem apresentar provas, que os barcos que bombardearam transportavam drogas, mas líderes estrangeiros, alguns membros do Congresso, especialistas jurídicos e familiares das vítimas exigiram provas.

Maduro acusou Trump de tentar derrubar seu governo, uma alegação que o presidente americano minimizou, apesar dos relatos de contato próximo do governo com a oposição venezuelana.

Sair da versão mobile