Endividamento bate recorde e inadimplência avança no Brasil

O endividamento das famílias brasileiras avançou em outubro de 2025, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada nesta semana, mostra que 79,5% das famílias declararam ter dívidas a vencer, sendo o maior percentual da série histórica. Além disso, o indicador de percepção de “muito endividados” chegou a 16,5%, o maior patamar desde agosto de 2024.

Mesmo com a inadimplência estabilizada em 30,5% das famílias, houve crescimento entre aquelas que afirmaram que não terão condições de pagar as dívidas em atraso: o índice alcançou 13,2%, renovando o recorde.

Leia também

Outra ponto que acende o sinal de alerta é o percentual de famílias com mais da metade da renda comprometida com dívidas, que subiu para 19,1%, enquanto a média de comprometimento da renda com dívidas chegou a 29,6%, o maior desde maio.

O relatório destaca que o crescimento mais acentuado se deu entre famílias com renda entre 5 e 10 salários mínimos. Segundo a CNC, esse “efeito de classe média” traz um alerta de que o problema não está restrito às parcelas mais vulneráveis da população.

O crédito ao consumidor é um importante motor de crescimento para o varejo, bens duráveis e serviços. No entanto, quando o endividamento se eleva demais e a inadimplência acompanha, há risco de “desaceleração” abrupta, ou seja, famílias que já comprometem quase 30% da renda não têm fôlego para novos gastos.

O relatório aponta que, mesmo com o indicador de Acesso ao Crédito estabilizado em outubro, a percepção de que não é bom momento para comprar bens duráveis continuou caindo, o que sugere retração futura do consumo.

Projeções da CNC indicam que 2025 deve acabar com famílias “significativamente mais endividadas” (+3,3 pontos percentuais) e mais inadimplentes (+1,5 pp) em relação ao fim de 2024.



Fonte: Metrópoles

Ex-presidente colombiano diz ser erro permitir avanço do crime e elogia RJ

O ex-presidente da Colômbia, Ivan Duque, afirmou na noite desta quinta-feira (6) que deixar o crime organizado continuar crescendo é um “erro”. Para o...

Gilmar é alvo de protesto de foragido do 8/1 durante evento na Argentina

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, foi alvo de um protesto feito por um acusado de participar dos ataques às sedes...

Carlinhos de Jesus aparece sambando após meses de cadeira de rodas

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, 72, sambou pela primeira vez, nesta semana, após passar meses em uma cadeira de rodas. O vídeo do...