Estudo: falar mais de um idioma pode retardar envelhecimento cerebral

Um estudo publicado nesta segunda-feira (10/11) na revista Nature Aging indica que falar mais de um idioma pode ajudar o cérebro e o corpo a envelhecer de forma mais saudável.

Pesquisadores analisaram dados de 86 mil adultos entre 51 e 90 anos de 27 países europeus e descobriram que o multilinguismo está associado a um menor risco de envelhecimento acelerado.

Os cientistas calcularam a chamada “idade biocomportamental”, uma medida que combina fatores físicos e mentais, como memória, doenças crônicas e capacidade funcional.

Leia também

Ao comparar essa idade estimada com a cronológica, observaram que as pessoas que falavam dois ou mais idiomas apresentavam uma diferença menor entre as duas — sinal de envelhecimento mais lento.

De acordo com o estudo, quem falava mais de uma língua tinha quase metade do risco de envelhecer de forma acelerada em comparação a quem falava apenas uma. Já os monolíngues mostraram probabilidade maior de apresentar sinais de envelhecimento precoce.

Os resultados se mantiveram mesmo após o ajuste por outros fatores, como escolaridade, poluição e contexto social. Para os autores, isso indica que o uso de diferentes idiomas pode funcionar como uma espécie de treino mental contínuo, fortalecendo as redes cognitivas e ajudando o cérebro a lidar melhor com o passar do tempo.

Os pesquisadores destacam, no entanto, que o estudo não prova uma relação direta de causa e efeito. Ainda não se sabe se falar várias línguas realmente retarda o envelhecimento ou se pessoas com cérebros mais saudáveis tendem a aprender mais idiomas.

Mesmo assim, as evidências apontam que o aprendizado de línguas pode fazer parte de um estilo de vida que favorece o envelhecimento saudável, ao lado de hábitos como praticar atividades físicas e manter interações sociais.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Derrite revê papel da PF em novo relatório, mas ainda desagrada governo

O deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), secretário licenciado de Segurança Pública de São Paulo, mudou o seu relatório do PL Antifacção para ampliar a...

Em tensão com EUA, Maduro promete manter soberania da Venezuela

O líder Nicolás Maduro disse nesta segunda-feira (10) aos participantes de um evento do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) que o país permanece...

João Fonseca se reúne com Nadal para jantar em Miami

João Fonseca se encontrou com Rafael Nadal no domingo (9), em Miami, nos Estados Unidos. O registro dos dois em um restaurante foi publicado...