O secretário do Exército dos EUA, Dan Driscoll, reuniu-se com autoridades russas em Abu Dhabi nesta segunda-feira (24) para discutir um plano proposto para o fim da guerra na Ucrânia, informou uma fonte dos Estados Unidos à CNN.
Segundo a fonte, Driscoll deve continuar as reuniões nesta terça-feira (26). Não está claro quem faz parte da delegação russa, mas Driscoll é o membro de mais alto escalão da delegação dos EUA, excluindo diplomatas, afirmou a fonte.
As reuniões têm como objetivo estabelecer as bases para futuras negociações de alto nível, disse a fonte, acrescentando que a delegação russa está participando com a aprovação do presidente Vladimir Putin.
Os encontros de Driscoll com autoridades russas acontecem após dias de intensa diplomacia em Genebra, na Suíça, onde autoridades americanas e ucranianas negociaram uma proposta de 28 pontos que, segundo o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi elaborada com contribuições russas e ucranianas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou na segunda-feira que a nova proposta agora contém “menos de 28 pontos, e muitas considerações importantes foram levadas em conta nesta estrutura”.
A delegação ucraniana retornou de Genebra e “apresentou um relatório sobre a nova minuta de medidas”, disse Zelensky.
“Esta é, de fato, a abordagem correta. Discutirei questões sensíveis com o presidente Trump”, concluiu o presidente ucraniano.
O Kremlin não se pronunciou muito sobre o plano dos EUA, mas Putin afirmou que a proposta americana “em princípio, poderia servir de base para um acordo de paz definitivo”.
Ele acrescentou que a versão do plano vista pela Rússia está “em consonância com as discussões” da cúpula EUA-Rússia no Alasca, mas não está claro se essa versão se manteve após dias de reuniões entre os EUA e a Ucrânia.

