EUA x Europa: Entenda as diferenças entre os planos de paz para a Ucrânia

A Europa apresentou uma contraproposta ao plano do governo Trump para acabar com a guerra na Ucrânia, após criticar o texto dos Estados Unidos como excessivamente favorável à Rússia.

A proposta dos EUA sugere 28 pontos para garantir a paz no leste europeu. Segundo as autoridades americanas, o texto ainda está sendo trabalhado à medida que as negociações continuam.

Por outro lado, a contraproposta europeia, obtida pela Reuters e confirmada pela CNN, parece estar mais alinhada com os desejos da Ucrânia.

 

 

Entenda as principais diferenças entre os planos

O plano dos EUA diz que os territórios de Luhansk, Donetsk e a Crimeia ocupada serão todos reconhecidos como russos, inclusive pelos Estados Unidos. O texto também diz que Kherson e Zaporizhzhia ficarão congelados.

O projeto europeu é radicalmente diferente, de acordo com a versão obtida pela Reuters e confirmada pela CNN. O texto diz que “a Ucrânia compromete-se a não recuperar o seu território soberano ocupado através de meios militares. As negociações sobre trocas territoriais começarão a partir da Linha de Contato”.

Os planos também diferem sobre a Otan. O projeto dos EUA diz que a aliança militar não se expandirá ainda mais e estipula que a Ucrânia concordará em não aderir à Otan.

O projeto europeu elimina essas disposições, dizendo que “a adesão da Ucrânia à Otan depende do consenso dos membros”, segundo a versão da Reuters. O texto observa que atualmente não existe consenso, mas a linguagem deixa a porta aberta.

Outro ponto de divergência é sobre as forças armadas da Ucrânia. O plano dos EUA observa que as Forças Armadas da Ucrânia “serão limitadas a 600.000 efetivos”. Já o plano europeu sugere que o número de militares ucranianos está “limitado a 800.000 em tempos de paz”. Em ambos os projetos, o exército russo, muito maior, não deve fazer cortes.

Por fim, o projeto dos EUA também prevê que a Ucrânia realize eleições no prazo de 100 dias após o acordo ser fechado – mas analistas dizem que seria um período curto demais para permitir a realização de campanha eleitorais.

Por outro lado, o projeto europeu apenas diz que as eleições devem ser realizadas “o mais rapidamente possível” após a assinatura de um acordo.

Outras versões do texto europeu foram divulgadas em meios de comunicação americanos e britânicos, que diferem da cópia obtida pela Reuters e confirmada pela CNN. O plano de 28 pontos dos EUA também pode ter evoluído desde a sua versão original, após discussões dos principais líderes em Genebra.

Hacker Delgatti retorna a Tremembé para cumprir pena em regime semiaberto

O hacker Walter Delgatti Neto foi transferido de volta nessa quarta-feira (14) ao complexo prisional de Tremembé, conhecido como “presídio dos famosos”, para cumprir...

Jefte Betancor, ex-eletricista elimina o Real Madrid da Copa do Rei

O atacante itinerante do Albacete, Jefte Betancor, que marcou dois gols impressionantes na quarta-feira para ajudar seu time da segunda divisão a eliminar o...

Motorista de app é detido após acusação de extorsão contra delegada da PF

Um motorista de aplicativo foi detido por investigadores da PF (Polícia Federal) no aeroporto de Brasília, após ser acusado por uma delegada de tentar...