O menor Yago Silva e Silva, de 16 anos, vulgo “Sinistro”, foi alvejado pelas costas enquanto tentava fugir de uma abordagem policial, numa rua escura do Bairro Triângulo, na madrugada desta sexta-feira, em Rio Branco.
Imagens obtidas com exclusividade por oseringal mostram a lenta aproximação de um veículo descaracterizado onde estavam os policiais do 2º Batalhão.
A certa distância, um grupo que se aglomerava na esquina da Rua Padre José grita:
“Baixa o vidro, Filho da p…”.
O veículo segue em velocidade baixa e as portas se abrem, quando a guarnição sai e surpreende os suspeitos.
Apenas um tiro foi disparado, atingindo Yago, quando ele tentava escapar por um terreno baldio. O restante do grupo foi rendido e não reagiu. Todos ali eram suspeitos de pertencerem a facções criminosas.
Um comunicado da PM informou mais cedo que o menor tentou atirar contra um policial. As imagens dizem o contrário.
“Diante da agressão iminente, o militar reagiu e efetuou um único disparo, necessário para cessar a ameaça direta. Ao perceber a aproximação da viatura, um dos indivíduos atravessou a rua tentando disfarçar. O outro permaneceu parado. De acordo com o tenente-coronel Felipe Russo, comandante do 2º Batalhão, ambos estavam armados”, diz o comunicado.
A primeira notícia dada pela imprensa, na manhã desta sexta-feira, indica que o menor havia apontado uma arma para a guarnição, numa suposta legítima defesa por parte do militar que atirou.
Esta informação também é contraditória.
A equipe do 2º Batalhão realizava patrulhamento na região devido a informações sobre criminosos armados circulando entre os bairros Taquari e Triângulo.
As imagens reveladas agora, além de contradizer a versão da polícia, devem gerar debate entre os internautas.
Houve abuso policial?
Opine !

