A expulsão de Cristiano Ronaldo nessa quinta-feira (13/11), durante a derrota de Portugal por 2 x 0 para a Irlanda, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, pode render uma suspensão maior do que apenas um jogo ao craque português.
O cartão vermelho foi aplicado por uma agressão. Dessa forma, de acordo com o artigo 14 do Código Disciplinar da Fifa, o atacante pode ser punido com uma suspensão de duas partidas ou mais, o que o faria perder os primeiros jogos da Copa do Mundo em caso de classificação de Portugal.
“Jogadores e oficiais serão suspensos por má conduta por ao menos três jogos ou um período apropriado de tempo por agressão, incluindo cotoveladas, socos, chutes, mordidas ou cuspidas “, diz o regulamento.



Cristiano Ronaldo, astro de Portugal.
Image Photo Agency/Getty Images
Jogador foi expulso no jogo entre Irlanda e Portugal.
David Fitzgerald/Sportsfile via Getty Images
Cristiano Ronaldo pode perder os primeiros jogos da Copa, em caso de classificação direta.
Liam McBurney/PA Images via Getty Images
No lance, que acarretou cartão vermelho direto, o camisa 7 acertou uma cotovelada no zagueiro irlandês Dara O’Shea quando a bola não estava próxima. A situação foi analisada pelo VAR, que recomendou a expulsão do astro.
Leia também
-
Cristiano Ronaldo é expulso e está fora das Eliminatórias; veja lance
-
Cristiano Ronaldo responde sobre chegar ao milésimo gol na Copa do Mundo
-
Cristiano Ronaldo anuncia que Copa do Mundo de 2026 será a sua última
Resta apenas um jogo para Portugal nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Os lusitanos encaram a Armênia, em casa, e garantem um lugar no Mundial caso vençam o confronto. Um empate também pode colocar a equipe no torneio, dependendo de combinações de resultados.
Caso não conquiste a vaga de forma direta, a seleção de Portugal jogará a repescagem. Se isso acontecer e Cristiano Ronaldo for punido com mais de um jogo, o atacante cumprirá a suspensão nesta fase do torneio europeu.
Fonte: Metrópoles


