Fernando Alonso, o mais veterano da temporada 2025 da Fórmula 1 com 44 anos, fez duras críticas ao GP de Las Vegas após a corrida no circuito de rua da Cidade dos Cassinos. O bicampeão, atualmente na Aston Martin, classificou o asfalto como inadequado para a categoria e afirmou que a pista atingiu o limite máximo de segurança.
“O circuito da corrida é divertido, porque é de alta velocidade, mas acho que o tipo de asfalto não é o padrão da F1. Para ser honesto, é muito escorregadio e não podemos colocar os pneus na temperatura [ideal] e não há aderência. É extremamente irregular, no limite de ser seguro para correr”, afirmou.
Leia também
-
F1: Hamilton dá forte declaração sobre primeira temporada na Ferrari
-
F1: Verstappen vence em Las Vegas e se mantém na disputa pelo título
-
F1: chefe da Mercedes aponta choque cultural de Hamilton na Ferrari
-
Bortoleto quer parceria com Verstappen e Alonso. Entenda
Segundo o espanhol, a questão ultrapassa o incômodo dos pilotos: “Acho que, no futuro, precisamos conversar com a FIA se isso é aceitável ou não para os próximos anos. E o lugar no calendário, para ser totalmente honesto, é difícil para nós”.
Alonso também criticou a logística que engloba a corrida. Disputado no fim de novembro e à noite, o GP abre uma sequência desgastante para as equipes.
Alonso serviu de inspiração para o personagem Sonny Hayes em “F1: O Filme”
Chris Putnam/Future Publishing via Getty Images
Fernando Alonso é bicampeão da Fórmula 1
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Andreja Cencic/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
“Chegar aqui com a diferença de fuso horário e a distância da Europa e do Brasil há duas semanas e irmos para o Catar agora direto é um[a viagem de] avião de 17 horas e 13 horas de diferença de fuso horário. Não acho que nenhum outro esporte no mundo aceite isso”, declarou. “Então, quero dizer, circuito ok, asfalto e momento no calendário, para mim não é… é, está no limite”, concluiu.
Em sua 22ª temporada na F1, Alonso ocupa o 13º lugar no campeonato, com 40 pontos. Seu melhor resultado foi o 5º lugar no GP da Hungria. A categoria volta no fim de semana de 28 a 30 de novembro, em Lusail, no Catar, com corrida sprint e a penúltima prova da temporada.
Fonte: Metrópoles

