Ícone do site O SERINGAL

Férias: Destinos nacionais são procurados em 90% das buscas, diz Airbnb

ferias:-destinos-nacionais-sao-procurados-em-90%-das-buscas,-diz-airbnb

Férias: Destinos nacionais são procurados em 90% das buscas, diz Airbnb

Um levantamento da plataforma de locação de acomodações Airbnb, divulgada com exclusividade pela CNN Brasil, mostra que durante as viagens de final de ano, a maioria dos brasileiros tem optado por destinos nacionais.

De acordo com os dados apresentados nesta segunda-feira (24), 90% das buscas feitas por grupos e 88% das pesquisas feitas por famílias têm como destino cidades do Brasil.

“Essa forte inclinação pelo turismo doméstico reflete não apenas a riqueza e diversidade dos atrativos nacionais, mas também considera aspectos práticos, como facilidade de logística e otimização de custos”, afirma a empresa.

Em 2024, mais de 2.500 cidades brasileiras foram visitadas por hóspedes do Airbnb. O número representa cerca de 45% do total de municípios no país, e tornou o ano com a maior distribuição de turismo no Brasil dentro da plataforma. Destas cidades, 160 destinos receberam suas primeiras reservas no ano passado.

Buscas por acomodações

Segundo o levantamento, na hora de organizar a viagem, os brasileiros mostram-se divididos entre os que deixam para “a última hora” e os que preferem se planejar com antecedência.

Em 2024, 24% das reservas feitas no Airbnb para o período do Natal foram realizadas entre 8 e 30 dias antes da viagem. Outras 19% foram confirmadas de 1 a 2 meses antes da viagem, enquanto 21% optaram por garantir a estadia com 2 a 4 meses antes do feriado.

Além disso, a empresa observou que a busca por viagens compartilhadas apresentou alta no público do Brasil. De acordo com os dados, houve um aumento de 44% nas reservas de acomodações com quatro ou mais quartos, se comparado ao registrado em anos anteriores.

Para a plataforma, o comportamento indica uma demanda por espaços amplos que acomodem um número maior de pessoas.

Dentro desse cenário, as famílias brasileiras mostram não ter preferência entre explorar destinos mais distantes ou optar pela conveniência de viagens mais curtas: 53% reservaram acomodações a mais de 450 quilômetros de distância de casa, enquanto 47% optaram por destinos até 450 quilômetros da cidade de origem.

Apesar de a procura por acomodações em centros urbanos ainda representar a maioria dos destinos (38%), cerca de 31% das buscas foram feitas para áreas não urbanizadas.

O comportamento também mostrou mudança quanto a duração das viagens, já que tanto famílias quanto grupos tendem a optar por viagens de 2 a 6 noites (53% e 57% das buscas, respectivamente). As buscas por estadias mais longas – entre 7 e 27 noites – representam 37% das famílias e 34% dos grupos.

Outro destaque apontado pela empresa é o crescimento da procura por locais equipados com espaço de trabalho, que registrou aumento de 57% em comparação com o período anterior.

Os destinos nacionais que estão em alta para viagens durante o verão e o período das festas de fim de ano, são: Rio de Janeiro (RJ); Gramado (RS); Florianópolis (SC); Maceió (AL); Ipojuca (PE); Porto Seguro (BA); João Pessoa (PB); Praia Grande (SP); São Sebastião (SP) e São Paulo (SP).

Dicas para hóspedes

A plataforma também orientou os hóspedes para possam escolher as acomodações. Veja abaixo: 

*Sob supervisão de Luan Leão 

Sair da versão mobile