Focus: mercado reduz projeção da inflação de 2025 pela 6ª vez seguida

Pela sexta semana seguida, o mercado reduziu as estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a prévia da inflação, ficando em 4,55% nesta semana, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (3/11) pelo Banco Central (BC). Houve um leve recuo em relação ao último IPCA divulgado, de 4,56%.

O resultado vai de acordo com o que o mercado financeiro já projetava na última semana. A porcentagem é vista como uma desaceleração lenta, o que é considerado positivo para que se mantenha o nível de estabilidade em relação à meta.

A projeção da inflação para 2026 ficou 4,20%, enquanto que, para 2027, a estimativa passou de 3,82% para 3,80%. Já a estimativa para 2028 caiu de 3,54% para 3,50%.

Leia também

O boletim ainda revela que o Produto Interno Bruto não sofreu alterações desde a última semana, permanecendo em 2,16%, assim como o anterior, o que também é visto como positivo pelo setor econômico.

O Focus também mostra que a taxa básica de juros permaneceu em 15%. O valor também não se alterou desde as últimas semanas. Já o dólar ficou em R$ 5,41.

Com as negociações entre Brasil e Estados Unidos em andamento e a expectativa de uma possível revogação da taxa de importação pelos EUA sobre produtos brasileiros, é esperado que os números sejam mais positivos no futuro.



Fonte: Metrópoles

Brasil x Honduras: horário e onde assistir ao jogo do Mundial Sub-17

O Brasil enfrenta Honduras nesta terça-feira (4), às 9h30 (de Brasília), em jogo válido pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa do...

Trump ameaça restringir fundos à cidade de Nova York se Mamdani vencer

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira (3) que vai restringir os fundos federais para a cidade de Nova York caso o...

WTA Finals: Rybakina bate Swiatek e garante vaga na semi de forma inédita

Elena Rybakina está pela primeira vez nas semifinais do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada, na Arábia Saudita. A...