Galípolo vai ao Senado para prestar esclarecimentos nesta 3ª (25/11)

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, prestará esclarecimentos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal nesta terça-feira (25/11), em audiência pública convocada para debater dois temas sensíveis, o acordo de leniência firmado com o ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o uso das chamadas “contas-ônibus” por fintechs.

A convocação de Galípolo partiu de um requerimento do senador Renan Calheiros (MDB‑AL), presidente da CAE, que exigiu explicações claras sobre o acordo de R$ 300 mil pago por Campos Neto para encerrar um processo administrativo no BC.

Segundo Calheiros, a medida levanta preocupações sobre transparência institucional e a natureza inédita de uma leniência entre o Banco Central e seu ex-dirigente.

Leia também

Além disso, a CAE quer entender melhor as “contas-ônibus”, estruturas usadas por fintechs para consolidar movimentações de vários clientes em uma única conta mantida por banco parceiro, o que, segundo especialistas, pode dificultar o rastreamento de transações e facilitar lavagem de dinheiro.

Também foi convocado para a mesma audiência Ricardo Saadi, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), para explicar o papel do órgão nesse tipo de operação financeira.

A audiência deve tratar principalmente sobre a credibilidade do Banco Central, já que o acordo de leniência com Campos Neto é visto por senadores como um momento delicado para a autoridade monetária. Há questionamentos sobre a condução do processo administrativo, possíveis favorecimentos e os critérios adotados para encerrar o caso.

Além disso, existem riscos de integridade financeira, pois as chamadas “contas-ônibus” são apontadas como uma brecha que pode permitir operações suspeitas e seu uso inadequado compromete a fiscalização.

Por fim, a audiência também traz pressão política, representando uma oportunidade para o Senado reafirmar sua função de fiscalização sobre o sistema financeiro, especialmente em temas sensíveis que envolvem instituições estratégicas como o BC e o Coaf.



Fonte: Metrópoles

EUA e Rússia realizam negociações sobre a Ucrânia em Abu Dhabi, diz fonte

O secretário do Exército dos EUA, Dan Driscoll, reuniu-se com autoridades russas em Abu Dhabi nesta segunda-feira (24) para discutir um plano proposto para...

Como sair da CLT e começar a empreender em 2026

O desejo de ter o próprio negócio faz parte do imaginário de grande parte da população brasileira. De acordo com uma pesquisa do Sebrae,...

Ataque paquistanês no Afeganistão deixa ao menos dez mortos, diz Talibã

Pelo menos nove crianças e uma mulher foram mortas após forças paquistanesas bombardearem a casa de um morador local na província de Khost, no...