João Fonseca terminará a sua primeira temporada profissional completa no tênis entre os 30 melhores atletas do mundo. Com a derrota de Cameron Norrie no ATP 250 de Metz, o brasileiro manteve a posição de 24° do ranking mundial e encerrará oficialmente o ano no top-30.
Na próxima segunda-feira (10/11), quando haverá a atualização do ranking, Fonseca aparecerá com 1.657 pontos. Como não defenderá os pontos somados no Challenger de Lyon em 2024, terminará a temporada com 1.635.
Com isso, João fica atrás apenas de Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci no ranking histórico de tenistas brasileiros na chave simples. Guga chegou a ser o número 1 do ranking no fim do ano de 2000, enquanto Bellucci foi o 21° em 2010.
João Fonseca foi campeão do ATP 500 da Basileia.
Reprodução / Instagram / Swiss Indoor
Franco Arland/Getty Images
Julian Finney/Getty Images
Julian Finney/Getty Images
O brasileiro deve terminar a temporada sem alterações no ranking. O ATP Finals, que fecha o ano, conta apenas com os oito primeiros colocados e não afeta posições fora do top-10 da ATP.
Leia também
-
João Fonseca atinge feito histórico no tênis mundial
-
João Fonseca supera lendas do tênis em 1ª temporada completa; entenda
-
João Fonseca encerra 2025 com recorde de títulos e top-30; relembre
Competições de nível Challenger ainda serão disputadas nas próximas três semanas, mas também possuem poucas chances de influência na posição de Fonseca.
Fonte: Metrópoles

