O Kremlin negou rumores de um desentendimento entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov.
“Não há qualquer fundamento”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em uma teleconferência com jornalistas na sexta-feira (7).
“Lavrov continua a exercer o cargo de ministro das Relações Exteriores, é claro”, acrescentou.
Diversos veículos de imprensa haviam noticiado que fontes afirmavam que Lavrov havia se desentendido com Putin após o cancelamento da cúpula de Budapeste com o presidente dos EUA, Donald Trump, previamente anunciada, em decorrência da ligação telefônica do ministro com o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
O ministro das Relações Exteriores não deve liderar a delegação russa na cúpula do G20 em Joanesburgo, no final deste mês.
Um decreto assinado por Putin nomeia o vice-chefe de gabinete da Presidência, Maxim Oreshkin, para chefiar a delegação. Lavrov não é mencionado entre os participantes.
O ministro das Relações Exteriores também esteve notavelmente ausente da reunião do Conselho de Segurança da Rússia na quarta-feira (5), na qual Putin discutiu o início dos preparativos para testes nucleares em grande escala.
Segundo o jornal russo de negócios Kommersant, citando fontes, o Ministro Lavrov “estava ausente por acordo mútuo”.

