Novidade nas finais continentais da América do Sul: nesta quarta-feira (12/11), a Conmebol, entidade responsável pelo futebol sul-americano, divulgou que as decisões das copas Libertadores e Sul-Americana contarão com a tecnologia de impedimento semiautomático e linha do gol.
Leia também
-
Conmebol divulga bola da final da Sul-Americana. Veja imagens
-
Conmebol abre venda de ingressos para final da Libertadores
-
Palmeiras x Flamengo: Conmebol define horário da final da Libertadores
-
Libertadores: Conmebol define uniformes de Palmeiras e Flamengo
Esta, porém, não será a primeira vez que os dispositivos serão utilizados em torneios realizados pela Conmebol. Anteriormente, as finais da Libertadores e Copa Sul-Americana de 2024 receberam as inovações, assim como os dois confrontos da Recopa da atual temporada.
Por segundo año consecutivo, CONMEBOL volverá a utilizar el Fuera de Juego Semiautomático en las Finales de la CONMEBOL @Sudamericana y la CONMEBOL @Libertadores
#CreeEnGrande — CONMEBOL.com (@CONMEBOL) November 12, 2025
Ao todo, 24 câmeras especializadas serão instaladas ao redor dos estádios Monumental e Defensores del Chaco. Para o gol, que define se a bola ultrapassou por completo a linha da baliza, 14 câmeras serão disponibilizadas, além de 10 para o impedimento semiautomático.
A primeira final que terá a tecnologia utilizada mais uma vez será da Copa Sul-Americana. No dia 22 de novembro, às 17h (de Brasília), Atlético-MG x Lanús se enfrentam em Assunção-PAR, no Estádio Defendores del Chaco, pela Sul-Americana. E a decisão da Libertadores será no sábado seguinte (29/11), em Lima, no Peru, onde Flamengo x Palmeiras lutam pela cobiçada taça.
Fonte: Metrópoles

