O presidente Lula se manifestou pela primeira vez sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a Cúpula do G20, neste domingo (23).
Questionado sobre a reação do presidente dos EUA, Donald Trump, que disse ser “uma pena” a prisão, Lula afirmou que o episódio não deve afetar as relações entre Brasil e EUA.
“Não tem nada a ver, Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa Justiça decide e o que define aqui, está definido”.
Lula fez questão de enfatizar que o processo judicial contra Bolsonaro seguiu todos os trâmites legais. Ele destacou que o processo envolveu aproximadamente dois anos e meio de investigação, delações e julgamento.
“A Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir com a pena que a Justiça determinou. Todo mundo sabe o que ele fez”, declarou.
Ao ser questionado sobre as circunstâncias da prisão, incluindo a tentativa de inutilização da tornozeleira eletrônica por Bolsonaro, o presidente preferiu manter uma postura reservada. “A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo direito à presunção de inocência”, afirmou.

