Manter uma vida fisicamente ativa traz inúmeros benefícios para a saúde, incluindo a melhora da circulação sanguínea. Para quem enfrenta dificuldades nesse aspecto, a cirurgiã vascular Aline Lamaita recomenda exercícios específicos que podem fazer toda a diferença:
Fortalecendo a panturrilha
Segundo Aline, atividades que fortalecem os músculos da panturrilha são fundamentais, pois essa musculatura é responsável por bombear o sangue de volta ao coração, permitindo sua reoxigenação nos pulmões.
“É uma via de mão dupla: a prática de exercícios melhora a circulação, e uma boa circulação melhora o rendimento esportivo. Quanto mais você se exercitar melhor será seu condicionamento vascular. Então, a sensação de peso e cansaço também será menor”, disse.
E não é necessário se tornar um atleta profissional para sentir os benefícios. Exercícios de baixo impacto já promovem melhorias significativas.
“Por exemplo, a caminhada ajuda a melhorar a circulação nas pernas ao promover o crescimento de novos vasos sanguíneos e a contração da musculatura da panturrilha, com aumento da velocidade do fluxo do sangue nas veias e melhor retorno do sangue ao coração”, destacou a especialista.
Água e musculação: aliados da circulação
Esportes aquáticos, como natação e hidroginástica, também são recomendados. “Todos os exercícios dentro da água, além de trabalharem a musculatura da perna, são excelentes atividades aeróbicas e contam com a pressão hidrostática da água, que funciona como uma drenagem linfática, ativando a circulação”, explicou.
Além disso, a musculação contribui para a circulação ao ativar o coração, normalizar a pressão sanguínea e combater o colesterol. A prática protege os ossos, melhora postura, flexibilidade, resistência física e aumenta a massa muscular.
“Quem sofre com varizes deve enxergar a musculação como uma aliada ao tratamento, já que a hipertrofia da panturrilha é essencial para o controle da doença venosa, além de ser um ótimo modo de prevenir doenças como trombose e embolia pulmonar”, falou.
Leia a reportagem completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles
