O açaí é o fruto típico da região amazônica e com o passar dos anos caiu no gosto dos brasileiros, sendo consumido em qualquer refeição do dia. Os seus principais benefícios são fonte de energia, diminuição do colesterol, fortalecimento da imunidade e fonte de cálcio.
O alimento se tornou um aliado de quem pratica atividade física, mas ainda gera dúvidas sobre o momento certo da ingestão: antes ou depois do treino?
Leia também
-
Após proibição polêmica, açaí, maniçoba e tucupi estarão na COP30
-
COP30: ministro critica proibição de açaí e anuncia novo edital
-
Pizza, remédio e açaí: sutis códigos de violência que chegam pelo 190
-
Bebê morre após comer açaí envenenado, diz polícia. Mulher sobrevive
Segundo o médico Pedro Andrade, as duas opções são bem-aceitas. “O alimento pode ser utilizado tanto no pré-treino, como ótima fonte de energia para melhorar o rendimento nos treinos, quanto nos pós, para auxiliar na recuperação e reposição do glicogênio muscular”, afirma.
Agora já para aquela pessoa que mantém a prática da atividade física diária, a bebida de açaí o acompanha de acordo com as suas metas. “Depende dos objetivos da pessoa”.
Caso seja o emagrecimento, talvez não seja interessante consumir diariamente. Mas, se o objetivo for hipertrofia ou performance, já fica mais viável incluir o açaí diariamente no plano alimentar”, explica Andrade.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles

